25 de agosto de 2025
Baixada FluminenseNotíciasNotícias 24hsSão João de Meriti

Calçada Acessível: programa implementado pela Firjan chega a São João de Meriti

Iniciativa que propõe mais mobilidade ativa, já passou por 44 cidades no estado do Rio de Janeiro

 

Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, por meio da atuação em Duque de Caxias e região, leva o Programa Calçada Acessível para o município de São João de Meriti.  A iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura urbana, com estudos e análises para a geração de projetos que estabeleçam mais acessibilidade em calçadas e espaços públicos. A parceria foi formalizada nesta quinta-feira (30/1), pelo vice-presidente da Firjan e coordenador do programa, Marcelo Kaiuca, em encontro com o prefeito de São João de Meriti, Leo Vieira, representantes do secretariado municipal e equipe técnica da Firjan que atuarão diretamente na implantação do programa na cidade.

Pela Baixada Fluminense, São João de Meriti marca o início do cronograma de parcerias com as gestões públicas para o período 2025-2028. Em todo o estado, o programa criado em 2010, já chegou a 45 municípios que a cada mudança de governo são convidados a renovar os acordos estabelecidos para a melhoria da mobilidade urbana.  “O programa visa organizar as cidades, oferecer mais condições de mobilidade para todos os cidadãos. Temos exemplos de regiões que conseguiram mudar a realidade dos negócios, atraindo mais investimentos, impulsionando o comércio somente por oferecer melhor estrutura nas calçadas”, destacou Marcelo Kaiuca, que também atua pela Baixada Fluminense como presidente da Firjan Nova Iguaçu e Região.

O Calçada Acessível é fruto da parceria entre federação e a Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP e pela Baixada Fluminense, já passou também por Itaguaí, Japeri, Mangaratiba, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados e Seropédica. O programa conta com arquiteto urbanista que, junto com as equipes técnicas das prefeituras, oferece orientações sobre quais as melhores alternativas para a cidade. Nesse sentido, o programa segue a linha de atuação da Firjan, no reconhecimento da vocação industrial, avaliando as particularidades, desafios e potenciais de cada local.

A proposta é elaborar um manual técnico sobre calçadas, tanto de manutenção e reformas, quanto de construção para padronizar a cidade. A assessoria técnica visa a implantação de modelos de calçadas com olhar para a mobilidade urbana de idosos e pessoas com deficiência. “Esse é um programa de grande relevância que faz com que os gestores públicos repensem a infraestrutura de forma a garantir maior acessibilidade para a população, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, segurança e consequentemente, torna as cidades mais atrativas”, destaca Roberto Leveronepresidente da Firjan Caxias e Região, que já acompanhou a aplicação do programa também pelos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim e Magé.

Para o prefeito de São João de Meriti, Léo Vieira, a iniciativa significa um marco no aprimoramento da mobilidade urbana. “É com grande satisfação que firmamos esta parceria para a modernização da infraestrutura viária, que vai garantir uma cidade mais acessível, segura e sustentável. Construir um espaço urbano inclusivo é um compromisso com a qualidade de vida dos meritienses, além de revitalizar Meriti e atender às necessidades de acessibilidade’, enfatizou o prefeito.

Em São João de Meriti, o arquiteto urbanista Luiz Gustavo Guimarães, especialista da Firjan, destaca o desafio de pensar as melhorias para uma cidade com grande densidade populacional. “São João de Meriti possui aproximadamente 13.200 habitantes por km², o que a coloca entre as cidades mais adensadas da América do Sul. Esse é um ponto de atenção no que diz respeito a mobilidade ativa da cidade, pois projetar acessibilidade em cidades já consolidadas é um grande desafio para os municípios brasileiros”, enfatizou o especialista, que acompanha a elaboração dos projetos de mobilidade urbana nos municípios.  O programa contribui para que as gestões públicas consigam se adequar e atender o que determina a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) 13.146, de 6 de julho 15 e do Decreto Federal 5.296.

Foto: Gilberto Rocha

Marcelo Kaiuca, vice-presidente da Firjan, presidente da Firjan Nova Iguaçu e Região e coordenador do Programa Calçada Acessível; prefeito de São João de Meriti, Léo Vieira; secretário de Habitação e Urbanismo, Leonardo Vieira; e Renato Lopes, subsecretário de Habitação e Urbanismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *