16 de dezembro de 2025
Baixada FluminenseJaperiNotíciasNotícias 24hs

Café do Trabalhador passa a funcionar em área revitalizada ao lado do bicicletário de Japeri 

Reinauguração amplia conforto e fortalece política pública de segurança alimentar no município
O Café do Trabalhador foi reinaugurado nesta terça-feira (16), em um novo espaço ao lado do bicicletário, oferecendo mais acessibilidade, conforto e segurança à população. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Japeri e o Governo do Estado, garantindo café da manhã a preço simbólico para trabalhadores e moradores da região. O atendimento acontece diariamente, das 4h30 às 8h30.
Diariamente, 250 cafés da manhã são servidos pelo valor simbólico de R$ 0,50. O kit é composto por café ou pingado, pão com manteiga e uma fruta como maçã, banana ou laranja , todos embalados em sacola plástica, garantindo praticidade e transporte seguro.
O programa é voltado especialmente para trabalhadores de baixa renda e pessoas em situação de vulnerabilidade social, que saem de casa ainda de madrugada. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com unidades instaladas em pontos estratégicos, como terminais rodoviários e áreas de grande circulação de pessoas.
O secretário municipal de Assistência Social, Walter Trajano, destacou a parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana para viabilizar o novo espaço. “Conseguimos transformar este local para atender melhor a população, garantindo mais conforto aos usuários e melhores condições de trabalho para as atendentes. Essa integração entre as secretarias é fundamental. Também estendo meu agradecimento à secretária Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, por desenvolver este projeto tão importante”, afirmou.
Já o secretário de Mobilidade Urbana, Marcelo Damasceno, ressaltou a revitalização do espaço e o caráter social da iniciativa.
 “Este espaço na praça estava ocioso e, por meio da parceria com a Assistência Social, realizamos toda a reforma necessária para transformá-lo em um equipamento público útil, acessível e digno, voltado para quem mais precisa”, concluiu.
A secretária municipal de Educação, Caroline Ontiveros, também esteve presente e parabenizou a iniciativa.“Quero parabenizar todos os envolvidos por este projeto tão importante. Estamos levando políticas públicas de qualidade, que impactam diretamente a vida das pessoas e fortalecem a dignidade da população”, destacou.
A atendente Priscila Souza, de 41 anos, também destacou a importância do projeto.
“É uma ação muito importante, que ajuda muita gente por um valor simbólico. O outro polo funcionava na praça por dois anos, mas este novo espaço é mais estratégico e oferece melhores condições de atendimento”, falou.
Morador do bairro São Jorge e peixeiro da região, Cosme Edésio Ramos Lins, de 67 anos, aprovou a iniciativa. “É uma melhoria para pessoas de baixa renda, para quem realmente não tem condições, inclusive moradores em situação de rua. Está aprovado”, enfatizou.
 A dona de casa Danielle da Silva Costa, de 36 anos, moradora da Vila Central, destacou o impacto do projeto no dia a dia das famílias. Ao passar pelo local acompanhada da filha, Sara, de 9 anos, ela ressaltou a importância da iniciativa.Às vezes a gente sai de casa com pressa e não consegue tomar café. Esse espaço ajuda muito, principalmente quem não tem condições de gastar muito”, declarou.
A reinauguração contou com a presença dos secretários municipais Ziel Pavani (Defesa Civil), Danilo Paes (Comunicação), José Áureo (Urbanismo e Habitação) e Meire Lucy (Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), além do vereador Marquinhos Coronel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *