BRK Macaé-RJ recebe palestra sobre combate à Dengue, Zika e Chikungunya
Agente de endemias da Prefeitura orientou funcionários e realizou vistoria preventiva na Estação de Tratamento de Esgoto Centro
Diante da chegada do período de chuvas, quando o acúmulo de água parada favorece a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de arboviroses, funcionários da BRK participaram nesta sexta-feira (20), de uma palestra educativa sobre prevenção e combate à Dengue, Zika e Chikungunya, conduzida pelo biólogo e agente de combate a endemias da Prefeitura de Macaé, Fernando Mancebo.
As equipes se reuniram no auditório da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Centro para discutir formas de prevenção no ambiente de trabalho e no cotidiano, reforçando a importância de eliminar recipientes que acumulem água parada e manter vigilância permanente em áreas operacionais. “É essencial estarmos atentos para prevenir essas doenças que sempre causaram muitos impactos à saúde pública do nosso país. Temos que manter nossas casas e empresas livres de focos de criação do mosquito e proteger as nossas famílias”, ressalta Fernando.
Após a palestra, o agente realizou um monitoramento nas instalações da estação para verificar possíveis pontos de proliferação do mosquito e orientar medidas preventivas adicionais. A iniciativa reforça a relação direta entre saneamento e saúde pública. Sistemas de esgotamento sanitário operados corretamente, ambientes limpos e a gestão adequada de resíduos contribuem para reduzir locais propícios à reprodução do vetor, fortalecendo a proteção coletiva.
Segundo o coordenador de QSSMA, Adriano Albani, a ação integra o compromisso contínuo com a saúde e a segurança dos colaboradores e da comunidade.
“O Brasil enfrenta ciclos recorrentes de aumento nos casos de dengue, o que exige atenção permanente. A prevenção é a principal ferramenta de combate e começa com atitudes simples. Como empresa de saneamento, temos um papel essencial na promoção da saúde pública, e iniciativas como essa fortalecem a conscientização e o cuidado dentro e fora das nossas unidades”, destaca.
Ações preventivas em Macaé
A Prefeitura de Macaé divulgou que, após o Carnaval, agentes de endemias estarão presentes em diversos bairros do município, promovendo orientações à população e realizando vistorias em residências, terrenos e estabelecimentos comerciais. A iniciativa busca fortalecer o trabalho preventivo e conscientizar os moradores sobre a importância da colaboração coletiva no combate às doenças transmitidas por mosquitos.
Além das ações voltadas ao combate ao Aedes aegypti, o cronograma municipal inclui o controle de roedores, com atividades programadas para nas localidades do Centro e do Parque Aeroporto. Outro ponto importante da programação é o controle do mosquito Culex, que será realizado nos mesmos dias em áreas específicas do município, como o Canal Campos x Macaé.
Contato da Vigilância Ambiental
Para solicitações, orientações ou denúncias, a população pode procurar a Vigilância Ambiental, localizada na Rua Vereador Manoel Braga, 425, no Centro de Macaé, ou entrar em contato pelo e-mail cevas@macae.rj.gov.br, pelo Disque Dengue (0800-022-6461) ou pelo WhatsApp Aedes (22) 2772-6461. A participação da comunidade é considerada fundamental para impedir novos focos e proteger a saúde coletiva.

