Botafogo está no pote 1 da pré-Libertadores e pode jogar na altitude
O Botafogo se vê obrigado a disputar a pré-Libertadores com a definição de Vasco e Corinthians na final da Copa do Brasil. Com as eliminações de Fluminense e Cruzeiro, o Brasileirão não terá mais um G-7 e o Glorioso, sétimo colocado, já terá jogos decisivos a partir da terceira semana de fevereiro, com risco de ter um adversário que atua na altitude.
Confirmado no pote 1 da 2ª fase preliminar da competição sul-americana, o Botafogo saberá seu caminho rumo à fase de grupos na quinta-feira (18), data do sorteio na Conmebol, seu primeiro adversário. Entre os clubes no pote 2, estão confirmados apenas Liverpool (Uruguai), Carabobo (Venezuela) e O’Higgins (Chile).
Três clubes jogam na altitude
Representantes de outros países só serão conhecidos após o sorteio de quinta. Ainda assim, há a possibilidade de o Botafogo ter pelo caminho a LDU e a altitude de Quito (2.850 m), The Strongest em La Paz (3.650 m) ou até mesmo o Nacional Potosí, que joga no estádio a 4.090 m acima do nível do mar.
Entretanto, os representantes equatorianos e bolivianos podem ser outros que não jogam em grandes altitudes. Nestes casos, pode ter o Barcelona de Guayaquil ou Blooming.
Outra possibilidade é um dos times que estão na 1ª fase preliminar: 2 de Mayo (Paraguai), Alianza Lima (Peru), Deportivo Táchira (Venezuela), Juventud de Las Piedras (Uruguai), Universidad Católica (Equador) e um representante da Bolívia (The Strongest, Blooming ou San Antonio Bulo Bulo).
Quando serão os jogos do Botafogo na pré-Libertadores
– Nas semanas dos dias 18 e 25/2 – 2ª fase preliminar
– Em 4 e 11/3 – 3ª fase preliminar

