15 de dezembro de 2025
MacaéMunicípiosNorte FluminenseNotícias

Bibliotecas de Volta Redonda recebem quase 2 mil livros infantis novos

Doação de 1,8 mil exemplares foi feita por meio de inciativa do Governo Federal; cada biblioteca da rede municipal recebeu 600 exemplares
Volta Redonda chega ao fim de 2025 com mais uma ótima notícia para quem sabe que o amor pela literatura deve começar nos primeiros anos de vida. A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) recebeu do Programa PNLD+Bibliotecas – Programa Nacional do Livro Didático um total de 1.800 livros infantis.
As obras serão distribuídas igualmente (600 exemplares cada) entre os três equipamentos que compõem o Sistema de Bibliotecas Públicas do município: Biblioteca Municipal Raul de Leoni (Vila Santa Cecília), Biblioteca Sérgio Alves Zacarias, no Memorial Zumbi (também na Vila) e Biblioteca Engenheiro Renato Frota Rodrigues de Azevedo, localizada no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Vila Rica. Os livros estarão disponíveis para o público assim que terminar a catalogação dos exemplares.
O PNLD+Bibliotecas é uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dos ministérios da Educação (MEC) e Cultura (MinC), e o secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, afirma que a doação dos livros infantis às bibliotecas é fundamental para manter o acervo atualizado, atrativo e alinhado às necessidades das crianças.
“Ao renovar a coleção, as bibliotecas oferecem acesso a obras contemporâneas que abordam temas importantes como diversidade, emoções, meio ambiente e inclusão, contribuindo para a formação de leitores mais críticos e sensíveis”, declarou.
Anderson acrescenta que livros novos despertam curiosidade e estimulam a visita frequente às bibliotecas, fortalecendo o vínculo das crianças com a leitura. Além disso, ampliam as possibilidades de trabalho com escolas, projetos educativos e atividades culturais.
“A biblioteca se consolida como um ambiente vivo, acolhedor e comprometido com a educação, a imaginação e o desenvolvimento integral da infância”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *