28 de novembro de 2025
Baixada FluminenseBelford RoxoDESTAQUEMunicípiosNotícias

Belford Roxo: Secretaria municipal de Trabalho promove encontro com empreendedores

A Secretaria de Trabalho, Renda e Economia Solidária de Belford Roxo realizou nesta quinta-feira (27-11) um encontro de empreendedores. Durante o evento foram debatidos diversos temas, como: “Benefícios do Artesão, “MEI do Zero”, “Potencial Empreendedor, seus Pontos Fortes e Desafios” e “Cadastro da Economia Solidária – Cadsol”, entre outros.

Forma de se libertar

Márcio Valério, secretário municipal de Trabalho, Renda e Economia Solidária, destacou a importância do trabalho dos microempreendedores e, principalmente das mulheres que empreendem. “Acredito que o empreendedorismo é uma forma de se libertar e buscar uma melhor qualidade de vida”, concluiu, ao lado do secretário de Envelhecimento Saudável, Nelci Praça, do chefe do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Wallace Costa, do superintendente de Projetos e Convênios, Thiago Belém, e do agente territorial Paul Singer de Economia Solidária Popular.

 De faxineira à artesã

Uma das palestrantes foi a artesã Vânia de Moraes. Ela contou que trabalhou muitos anos como empregada doméstica até ser demitida. Vânia lembrou que a mãe e a avó bordavam e costuravam, mas ela nunca se interessou. Ela foi trabalhar como faxineira, mas anos depois perdeu o emprego. “Meu marido trabalhava na obra e o dinheiro era curto. Comecei a fazer crochê e bordados para ajudar em casa. A minha filha me matriculou em um curso e vi que com o meu esforço poderia alçar voos maiores. O meu conselho é: não desista! Siga em frente que você é capaz”, finalizou.

Contadora fala do MEI

Para falar sobre o MEI, a palestrante convidada foi a contadora Gezilaine Tambasco. Ela destacou que o MEI foi criado para dar mais estrutura aos microempreendedores informais. “Há uma série de vantagens para quem contribui com o MEI, como auxílio – doença e aposentadoria pelo INSS. Mas é necessário pagar a guia, estando usando ou não”, resumiu.

Escritora pede mais espaços

A escritora Gil Santos também participou do evento. Autora dos livros “Minha Vida. Minhas Histórias” e “Sentimentos & Memórias”, ela frisou que conhece as histórias de muitas empreendedoras da Baixada Fluminense. “Faltam espaços para as empreendedoras, que só conseguem mostrar esporadicamente os seis trabalhos em eventos. Digo sempre: a luta é diária! Não desistam!”, resumiu, observada pela assessora da Secretaria Municipal de Trabalho, renda e Economia Solidária, a artista plástica Elenira Vasconcelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *