Belford Roxo realiza ação de combate ao mosquito da dengue em depósito público de veículos
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Vetores e Zoonoses, realizou uma ação de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti em um depósito público de carros, na avenida Atlântica, em Belford Roxo. O local foi vistoriado pelas equipes devido ao alto risco de acúmulo de água, condição propícia para a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Depósitos de automóveis estão entre os pontos mais vulneráveis, já que pneus, latarias e recipientes diversos podem reter água da chuva, criando ambientes ideais para o desenvolvimento das larvas do mosquito. A intervenção faz parte das estratégias contínuas do município para reduzir focos e impedir surtos de doenças transmitidas pelo Aedes.
Possíveis criadouros
O trabalho incluiu inspeção detalhada do espaço e eliminação de possíveis criadouros. De acordo com a coordenadoria responsável, ações em locais de grande concentração de potenciais depósitos de água são essenciais para evitar proliferação vetorial e reduzir o risco de transmissão coletiva.
“As equipes de combate a vetores e zoonoses estão e estarão sempre em sentinela no cuidado da saúde da nossa população”, destacou o coordenador de Vigilância em Saúde, Vetores e Zoonoses, Marcelo Guimarães.

