Belford Roxo: Policlínica de Especialidades e Atenção à Criança e ao Adolescente Promove palestra sobre o Outubro Rosa
A Policlínica de Especialidades e Atenção à Criança e ao Adolescente (Peaca), no bairro Santa Amélia, promoveu nesta quinta-feira (23/10) uma série de atividades em alusão ao Outubro Rosa. A médica ginecologista Daniele Coutinho e a enfermeira Fabiana Gomes foram as principais palestrantes. A unidade atende em média 400 pessoas (até 18 anos e 11 meses) por mês.
Durante a palestra foram abordados temas como: fatores de risco do câncer de mama, principais fatores do câncer do colo de útero e os principais sintomas e cuidados, entre outros assuntos.
Atendimento médico
A enfermeira Fabiana Gomes destacou que o principal objetivo da palestra foi compartilhar conhecimentos. Ela frisou que a mulher não pode ter vergonha ou medo de se apalpar para detectar algum tipo de caroço na mama, pois, segundo ela, quanto mais rápido for descoberto câncer, as chances de cura são maiores. “Os cânceres de mama e de colo de útero não apresentam logo os sintomas. Por isso, qualquer sinal da doença, procure logo atendimento médico. É importante também manter hábitos saudáveis “, finalizou Fabiana Gomes, acrescentando que homem também tem câncer de mama. “A porcentagem é mínima. Gira em torno de 1%, mas tem”, completou a enfermeira.
Diagnóstico precoce
A médica ginecologista Daniele Coutinho explicou que o câncer é provocado por uma série de fatores, sendo a genética um deles. Ela enfatizou que atividades físicas também ajudam a diminuir o risco de câncer, mas alerta que um diagnóstico precoce ajuda na superação da doença. “Quero esclarecer também que o câncer de colo de útero está ligado à vida sexual. Porém, a vacina contra o HPV diminui o risco não só do câncer do colo de útero como também os de boca e de garganta”, avaliou a médica.
Curada do câncer de mama há 25 anos, Vera Lúcia Costa Fernandes, que completa 78 nesta sexta-feira (24-10) deu o seu depoimento e emocionou às mulheres que estavam na palestra. “Quando detectei um caroço, procurei logo auxílio médico. Graças a Deus estou curada”, disse Vera Lúcia, que é mãe da diretora do Peaca, Lucilene Costa Fernandes, que também participou da palestra.
A Peaca tem três consultórios, uma sala de enfermagem e outras dependências. A unidade tem um equipe multidisciplinar com as especialidades de ginecologia, psicologia, pediatria, assistência social e enfermagem.