Belford Roxo comemora a redução do índice de criminalidade
Desde o início do governo, o prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella, firmou parceria com as forças de segurança. O objetivo é garantir o direito de ir e vir dos cidadãos, além de evitar roubos e furtos. O prefeito conseguiu ainda com o governador Cláudio Castro a implantação de três delegacias especializadas no município: Roubos e Furtos de Automóveis ( DRFA), Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) e Repressão a Entorpecentes (DRE). A estratégia deu certo e o município comemora a redução dos índices de criminalidade.
Para colaborar com as forças de segurança, a Prefeitura construiu uma base do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança) em Heliópolis e outra no Parque São José, somando 70 policiais no auxílio, propiciando também a criação da Ronda Madrugada, que permite mais segurança aos moradores que saem cedo para trabalhar.
Roubo de veículos caiu 43%
No comparativo entre 2024 e 2025, por exemplo, a Área Integrada de Segurança Pública 39 (que compreende o 39º Batalhão de Polícia Militar, em Belford Roxo), por exemplo, o roubo de veículos caiu 43% (1641 no ano passado contra 961 em 2025). Já o roubo de cargas diminuiu 46% (162 contra 87). “Agradeço às Polícias Civil e Militar pelo apoio constante, pois somente com esta parceria alcançamos esses números expressivos”, salientou Canella, enfatizando que o número de homicídios despencou 30%, enquanto o roubo de rua caiu 32,7%.
Cai o número de homicídios
De acordo com dados da Secretaria de Polícia Militar, no período de julho a 23 de novembro deste ano, houve redução nos seguintes índices:
Letalidade violenta (homicídios): 44 casos, média de 0,30 por dia
Roubo de veículos: 394 casos, média de 2,70 por dia
Roubo de rua: 622 casos, média de 4,26 por dia
Roubo de Carga: 19 casos, média diária de 0,13
De acordo com o relatório da Secretaria de Estado de Polícia Militar, apenas cinco batalhões estão com redução de índices acima de 120%. “Há alguns anos, a média de roubo de veículos era de seis por dia em Belford Roxo. Hoje esse número caiu para menos da metade. Além disso, continuamos com a maior redução em letalidade violenta em todo o Estado do Rio”, arrematou Canella.
