14 de novembro de 2025
Baixada FluminenseBelford RoxoMunicípiosNotícias

Belford Roxo: Alunos da escola municipal Édson Santos participam da Escolinha de Trânsito promovida pelo Detran

Alunos da escola Municipal Édson Santos, no bairro Parque Fluminense, em Belford Roxo, participaram nesta sexta-feira (14-11) da Escolinha de Trânsito promovida pela A Coordenadoria-Geral de Educação para o Trânsito do Detran – RJ, em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana.

A manhã começou com a exibição de um desenho animado, que apresentou as principais regras de trânsito sob a orientação de Manuela Morgado, do Centro Pedagógico do Detran. “As crianças vão assimilando desde cedo as principais regras de trânsito e essa parceria com o Detran é muito importante”, resumiu a secretária executiva municipal de Transporte, Gabriela Severino, destacando que 285 alunos participaram da Escolinha de Trânsito.

Circuito simulado

Durante o evento, as crianças participaram de diversas atividades e uma das preferidas foi a que elas andavam de bicicleta com capacete e simulando motocicleta em um circuito montado para mostrar uma situação de trânsito com faixa de pedestre, placas e semáforo. Ao final do circuito, os alunos recebiam uma cartilha e a sua “Carteira Nacional de Trânsito” (CNH) fictícia. “Gostei muito e aprendi que temos que respeitar as regras de trânsito para evitarmos acidentes”, destacou o aluno Davi Lucca, 10, que cursa o quarto ano, e recebeu a sua CNH ao lado da secretária executiva municipal de Transporte, Gabriela Severino, da subsecretária de Transportes, Priscila dos Santos, e da assessora técnica Amanda Alves.

Pinte e rabisque

As crianças participaram ainda do pinte e rabisque, atividade com desenhos relacionados aos principais comportamentos seguros no trânsito, como o uso do cinto de segurança e da cadeirinha, travessia de pedestre, uso do capacete tanto na moto quanto na bicicleta, além de estimular o respeito ao meio ambiente, não jogando lixo na rua.  Outra brincadeira foi o tabuleiro humano. Para chegarem ao final do circuito, elas deveriam realizar comportamentos seguros durante o percurso, como respeitar o limite de velocidade e dar prioridade aos pedestres, entre outras ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *