Belford Roxo adere ao Programa Ambiente Resiliente
O município de Belford Roxo aderiu oficialmente o Programa Ambiente Resiliente, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro realizado por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS. A iniciativa conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para assentamentos humanos – ONU Habitat e busca promover o aumento da resiliência dos territórios fluminenses, na prevenção, resposta e adaptação às mudanças climáticas. A cerimônia foi realizada no Palácio Guanabara.
Desenvolvimento sustentável
A adesão ao Programa Ambiente Resiliente reforça o compromisso de Belford Roxo com o desenvolvimento sustentável, a proteção dos recursos naturais e a construção de uma cidade mais preparada para os desafios climáticos e ambientais dos próximos anos. “A iniciativa é importante porque precisamos nos preparar para resistir, adaptar-se e recuperar-se dos impactos das mudanças climáticas e desastres naturais. Vamos trabalhar para elaborar projetos importantes para combater as questões que envolvem os eventos climáticos que tanto assolam a Baixada Fluminense alma a Baixada Fluminense”,”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Belford Roxo, Flávio Gonçalves, a lado do secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, e do presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Pedro Jordão.
Plano de adaptação
Através da adesão ao programa, Belford Roxo foi contemplado com o Plano de adaptação as mudanças climáticas e passa a integrar um conjunto de ações estruturantes que envolvem: planejamento ambiental estratégico; ampliação de áreas verdes e recuperação de ecossistemas; implementação de medidas de prevenção e resposta a eventos climáticos extremos; apoio técnico e capacitação ofertados pelo Estado; e desenvolvimento de projetos sustentáveis voltados à melhoria da qualidade de vida da população.

