8 de dezembro de 2025
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Barricada Zero: Governo do Estado remove mais de 4 mil toneladas de barricadas em duas semanas de operação

Nesta segunda-feira (08/12), as ações se concentram na Zona Norte do Rio, em Duque de Caxias e São Gonçalo

O Governo do Estado dá continuidade, nesta segunda-feira (08/12), à Operação Barricada Zero nos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e São Gonçalo. Em apenas duas semanas, o trabalho integrado entre Estado e prefeituras já retirou mais de 4 mil toneladas de barricadas na capital, São Gonçalo, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. No total, mais de 700 vias foram reabertas à circulação.

Nesta segunda, as equipes atuam na Zona Norte do Rio, nos complexos do Lins e do Chapadão. Em Duque de Caxias, os esforços se concentram no bairro Campos Elíseos, incluindo as comunidades do Massapê e Vila Queiroz. Em São Gonçalo, a operação segue avançando na comunidade Jardim Catarina.

–  Estamos desmontando o símbolo de força e domínio de criminosos que intimidam a nossa população. A presença do poder público em todo o estado é inegociável, e a continuidade das operações envia um recado claro para quem tenta colaborar com práticas ilegais. Não vamos parar nem retroceder – afirmou o governador Cláudio Castro.

Coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI-RJ), a Operação Barricada Zero reúne equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, além de secretarias e órgãos estaduais e municipais. A ação utiliza retroescavadeiras, rompedores hidráulicos e caminhões para acelerar a retirada das estruturas e, sempre que possível, realizar a recuperação imediata das vias. Na última sexta-feira (05/12), 380 toneladas de barricadas foram removidas em 12 comunidades.

Bairros e comunidades que recebem a Operação Barricada Zero nesta segunda-feira (08/12):

Rio de Janeiro  

– Complexo do Lins
– Complexo do Chapadão

Duque de Caxias

– Campos Elíseos (Massapê e Vila Queiroz)

São Gonçalo

– Jardim Catarina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *