Barricada Zero: Governo do Estado concentra ações na Zona Norte do Rio e no Jardim Catarina, em São Gonçalo
O Governo do Estado prossegue, nesta terça-feira (09/12), com a Operação Barricada Zero, que já retirou mais de 4,4 mil toneladas de materiais usados por criminosos para bloquear acessos em comunidades. O trabalho integrado entre Estado e prefeituras tem ampliado a circulação em diversas regiões e fortalecido a recuperação de vias essenciais para os moradores.
As ações desta terça-feira são realizadas em áreas prioritárias definidas pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI-RJ), removendo barricadas na Zona Norte do Rio, como Morro do 18, Morro do Engenho, Favela da Galinha, Complexo do Chapadão e Parque Esperança. Já em São Gonçalo, a operação dá continuidade ao trabalho no Jardim Catarina.
– O volume de barricadas removidas, com a parceria entre governo e prefeituras, traz um ganho imenso para a população. São ruas abertas para a chegada efetiva do poder público e o ir e vir. A retomada de direitos básicos é fundamental para que se estabeleça uma nova ordem no Rio de Janeiro. Vamos prosseguir com os compromissos de segurança pública assumidos com os fluminenses – afirmou o governador Claudio Castro.
Coordenada pelo GSI-RJ, a operação integra equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, secretarias estaduais e prefeituras. O trabalho é executado com o apoio de retroescavadeiras, rompedores hidráulicos e caminhões, garantindo a retirada rápida dos materiais e, sempre que possível, o início da recuperação imediata das vias.
Ao longo da segunda-feira (08/12), foram retiradas 420 toneladas de materiais utilizados como barricadas em áreas da Zona Norte do Rio, Duque de Caxias e São Gonçalo. O volume reforça o impacto do programa, que mantém ritmo diário e segue ampliando a reabertura de vias importantes para o deslocamento de moradores e para o acesso de serviços públicos essenciais.
Atuação da Operação Barricada Zero nesta terça-feira (09/12/):
Rio de Janeiro
– Morro do 18
– Morro do Engenho
– Favela da Galinha
– Chapadão
– Parque Esperança
São Gonçalo
– Jardim Catarina

