Barra do Piraí participa de evento do Ministério da Saúde sobre os desafios da Atenção Primária à Saúde

Na sexta-feira, 24, a Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria de Saúde, participou de um evento promovido pelo Ministério da Saúde que tratou a respeito da Atenção Primária à Saúde (APS). Na cerimônia, que contou com a presença do secretário da Saps, Nésio Fernandes, o foco foi o tema “APS do Futuro”, conceito desenvolvido pelo Governo Federal e que busca traçar quais perspectivas guiarão a Atenção Primária nos próximos anos.

No Brasil, todos que utilizam a saúde pública, através do Sistema Único de Saúde (SUS), têm o seu primeiro atendimento por meio da Atenção Primária. Ela, que engloba tanto as unidades básicas de saúde quanto às Estratégias Saúde da Família (ESF), é fundamental para uma saúde estruturada, visto que os esforços postos nela acarretam eficácia e agilidade nos tratamentos, já que ela age nas principais causas de problemas de saúde antes que possam ameaçar a saúde de um cidadão no futuro.

A diretora da Atenção Primária, Verônica Tancredo Massa, explicou como Barra do Piraí se encaixa nesse projeto. “Com as colocações postas pelo Secretário Nacional de APS, o que se espera é que Barra do Piraí tenha um avanço ainda maior no cuidado da saúde da população. A Atenção Primária está sendo valorizada tanto no nível federal quanto municipal e as políticas públicas estão em sintonia, nosso objetivo em comum é a prevenção. Assim, conseguimos fazer com que doenças sejam identificadas logo no início, evitando agravamento e exames de alto custo”, explica a diretora.

Na cidade, a saúde sempre foi um dos pontos que recebeu mais investimentos, principalmente, na área da Atenção Primária. A partir disso, o prefeito Mario Esteves ressaltou as conquistas e alertou para a sua importância na vida dos barrenses.  “Fizemos uma reestruturação na rede de atenção básica. Além da reconstrução física, investimos pesado nas equipes multidisciplinares, ampliando o número de profissionais que atendem nos bairros e distritos. São atitudes que fortalecem a ‘porta de entrada’ da saúde pública, pois, como sempre, a prioridade continua sendo a vida das pessoas”, enfatiza o chefe do Executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *