Barco com 400 pessoas fica à deriva entre Grécia e Malta, e nenhum governo faz resgate

Um barco com cerca de 400 pessoas está à deriva desde domingo (9) entre a Grécia e a ilha de Malta, na Europa, sem que nenhum governo tenha ordenado um resgate até agora.

Nesta segunda-feira (10), ONGs que acompanham o caso disseram que o deque traseiro da embarcação, que havia partido de Tobruk, na Líbia, começou a encher de água, e há relatos de passageiros que precisam de atendimento médico.

Segundo um serviço voluntário de suporte a embarcações na região do Mar Mediterrâneo no norte da África, o barco está agora em mares de Malta. A ONG alemã Sea-Watch, que também atua na área, acusou o governo maltense de ordenar que autoridades marinhas não realizassem o resgate.

O governo do país ainda não havia se manifestado sobre a acusação até a última atualização desta notícia.

Segundo as ONGs que fazem resgates na região, nas últimas semanas há um aumento claro no número de barcos transportando migrantes entre o norte da África e o sul da Europa.

Uma das organizações voluntárias de resgate que monitoram a região, a alemã Resqship, afirmou que 23 migrantes morreram em outro naufrágio durante a madrugada desta segunda-feira.

Na semana passada, 440 pessoas foram resgatadas nas águas de Malta após uma operação de resgate de mais de 11 horas feita por um barco da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Já um terceiro barco perto da Tunísia virou no sábado (8), matando quatro pessoas e deixando 23 pessoas desaparecidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *