30 de novembro de 2025
DESTAQUEMédio ParaíbaMunicípiosNotíciasVolta Redonda

Atendimento humanizado do Centro Especializado de Reabilitação de Volta Redonda ganha projeção nacional

 

Trabalho desenvolvido no CER III fará parte de publicação na Rede Humaniza SUS e reforça excelência no cuidado ao paciente

O Centro Especializado de Reabilitação (CER III) de Volta Redonda se destaca por oferecer atendimento humanizado a pacientes com deficiência visual, física e intelectual, e agora ganha reconhecimento nacional: o trabalho das profissionais Nívea Maria Gomes (nutricionista) e Rosane da Silva Alves Cunha (fisioterapeuta) foi escolhido para publicação na plataforma Rede Humaniza SUS (RHS) – rede social dos trabalhadores, gestores e usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) que atuam cotidianamente com o desejo de fazer um sistema único de saúde com equidade, acesso universal e cuidado integral a saúde.

O trabalho em questão é a humanização aplicada na prática diária, como na “Sala de Espera”, realizada às terças-feiras – espaço que promove ações de acolhimento e educação em saúde. A experiência reforça a importância da escuta qualificada como ferramenta essencial de cuidado e demonstra como ações de acolhimento podem ser incorporadas na rotina dos serviços de saúde.

“Nosso objetivo é oferecer atendimento de excelência, aliado à humanização, para que cada paciente se sinta acolhido e confiante durante todo o processo de reabilitação”, destacou o coordenador do CER III, Vladimir Lopes de Souza, destacando que o CER III atende pacientes de Volta Redonda e de outros 12 municípios da região, oferecendo acompanhamento de uma equipe multidisciplinar responsável por avaliação, prescrição, preparação, dispensação, adequação e treinamento para entrega de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, promovendo autonomia e qualidade de vida.

A atenção humanizada passou a integrar oficialmente os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) com a Lei 15.126, de 2025, sancionada e publicada neste ano. A norma altera a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080, de 1990) e determina que os serviços ofereçam acolhimento respeitoso e empático, considerando as necessidades, sentimentos e dignidade dos pacientes, reconhecendo a humanização como diretriz legal do SUS ao lado de princípios como integralidade da assistência, universalidade do acesso e equidade.

“Temos uma Saúde referência, que recebeu melhorias em estruturas, em tecnologia e que beneficia os moradores de Volta Redonda e da região. Agradeço ao Governo do Estado pela parceria que permitiu que a saúde pública da nossa cidade fique a cada dia melhor, e vamos continuar trabalhando para fazer dela a melhor do Brasil”, ressaltou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *