Atendimento do mamógrafo móvel em São João de Meriti foi iniciado com grande procura pela população

A Prefeitura de São João de Meriti, em parceria com o governo do estado, iniciou os atendimentos de mamografia e ultrassonografia do Mamógrafo Móvel. Ele está localizado na Praça da Matriz, Centro do município, até sábado, das 8h às 17h, exceto no dia 7, feriado nacional.

Logo no primeiro dia, nesta terça-feira (05), cerca de 250 pessoas procuraram os serviços. “A nossa ação está sendo um grande sucesso, a procura pelos exames foi muito grande, até mais do que o esperado. Estou muito feliz porque esses exames são extremamente importantes para a saúde de todas as mulheres de São João de Meriti. Esperamos que continuem comparecendo nos próximos dias”, disse a secretária de Saúde Drª Marcia Lucas.

Por dia, são oferecidos gratuitamente 70 exames de mamografia e 60 de ultrassonografia em quatro modalidades: pélvica, tireoide, transvaginal e mama. A Drª Cristina Fidalgo, mastologista e coordenadora do Centro de Prevenção e Diagnóstico em Oncologia, esteve presente nesse primeiro dia do projeto e falou com as mulheres que estavam no local: “O câncer de mama tem cura, desde que seja diagnosticado precocemente. Para isso é necessário realizar os exames disponíveis aqui com regularidade, mesmo que estejamos assintomáticas, ou seja, sem nenhum sintoma na mama”, explicou ela.

Para a realização dos exames não há necessidade de agendamento. As pacientes devem levar um documento oficial com foto e cartão SUS. É necessário apresentar também o pedido médico. As pacientes que não o possuírem serão atendidas por um clínico que estará no local. A procura foi tão grande que a secretária e a subsecretária de Saúde Drª Marcia Lucas e Drª Malu Santos também ajudaram a emitir os pedidos. Os atendimentos foram realizados no Núcleo de Atendimento da Melhor Idade da região.

As mulheres sabem o quanto a prevenção é fundamental quando se trata de câncer de mama. “É muito importante as pessoas fazerem esses exames para verem se estão com alguma doença ou não. Foi ótimo esse serviço estar aqui hoje, porque é pelo SUS e eu faço com regularidade”, declarou Ageiza Soares de 66 anos. “A população precisa desses serviços. Hoje, o mamógrafo foi fundamental. Graças a Deus, vou fazer o exame de graça. O tratamento é vip, demora um pouquinho, mas eu vou sair daqui com o resultado em mãos”, disse Jaqueline Porto de 52 anos.

As mamografias podem ser feitas por mulheres de qualquer idade, mas as ultrassonografias de mama só são feitas em pessoas acima de 40 anos e com exames anteriores em mãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *