8 de outubro de 2025
Baixada FluminenseMunicípiosNotíciasSão João de Meriti

Assistência Social de Meriti leva grupo do CRAS Centro a passeio cultural no CCBB

Passeio cultural incluiu exposições sobre a história do dinheiro e do Banco do Brasil; atividade reforça cidadania e inclusão social

A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu na sexta-feira (18-07), uma visita especial ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, com um grupo de assistidos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro. A atividade incluiu a visitação a duas exposições: “Do Sal ao Digital: o Dinheiro na Coleção Banco do Brasil” e “O Banco do Brasil e Sua História”, ambas com entrada gratuita.

A ação teve como objetivo proporcionar acesso à cultura e ao conhecimento histórico para os usuários dos serviços sociais do município, em um dos centros culturais mais visitados do país. O grupo, composto em sua maioria pela Melhor Idade, foi acompanhado por técnicos da secretaria e por uma profissional durante a visita guiada.

Em cartaz no 4º andar do CCBB, as exposições “Do Sal ao Digital” e “O Banco do Brasil e Sua História” apresentam a evolução do dinheiro, com mais de 800 moedas, cédulas e obras contemporâneas, e a trajetória do Banco do Brasil desde sua criação por Dom João VI, em 1808. Entre os destaques estão peças raras, como o dobrão de ouro de 1724, e ambientes históricos que ajudam a compreender o papel da instituição no desenvolvimento do país.

A coordenadora do CRAS Centro, Cláudia Fernandes, comentou sobre o passeio. “Proporcionar essa vivência para pessoas que muitas vezes não têm acesso a esse tipo de atividade, é um sentimento ótimo. Essa visita amplia os horizontes e desperta o interesse pelo conhecimento. Cultura também é um direito e vamos organizar mais momentos como esse”, frisou Cláudia.

Para os participantes, o passeio foi um sucesso. Nilton de Oliveira, de 70 anos, compartilhou sobre a visita ao CCBB. “Achei uma experiência incrível e nunca tinha visitado esse espaço antes. Aprender mais da história e cultura do nosso país é sempre importante, recomendo esse passeio para todos”, contou Nilton. “Gostei de tudo, da recepção e de conhecer esse lugar pela primeira vez. Vi e aprendi muitos conteúdos interessantes”, acrescentou Fátima Feitosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *