20 de outubro de 2025
Baixada FluminenseBelford RoxoMunicípiosNotícias

Assistência Social de Belford Roxo lança Prontuário Eletrônico Simplificado do SUAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) de Belford Roxo já está sintonizada ao Prontuário Eletrônico Simplificado do Sistema Único de Saúde (SUAS), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome. A nova ferramenta eletrônica auxilia o trabalho dos profissionais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e nas unidades de acolhimento destinadas à crianças e adolescentes. De acordo com informações do Ministério, o recurso permite manter um histórico sobre o atendimento social, agilizando o trabalho dos profissionais e facilitando a vida do usuário.

Melhora no atendimento

O lançamento do prontuário aconteceu na última semana, na sede da Semasc, auditório da Estação da Cidadania, Estrada Retiro da Imprensa, 1.423, Bairro Piam e contou com a presença do secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, coordenadores, técnicos e funcionários administrativos de todos os equipamentos sociais. “Estamos sempre nos qualificando e seguindo os avanços. A criação do nosso Prontuário Eletrônico partiu do Setor de Educação Permanente do SUAS, uma grande iniciativa para melhorar o atendimento, uma das prioridades do nosso prefeito Márcio Canella”, disse Diogo.

Informações mais completas e organizadas

Para a Gestora do SUAS, Cristiane Viana, o Prontuário Eletrônico Simplificado, as informações ficarão mais completas e organizadas, integrando dados do Cadastro, Bolsa Família e Serviços de Convivência. “A ferramenta contribuirá para planejar melhor, qualificar o trabalho social e aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à população”, assegura.

A Assistente Social Daniela Farias, do Setor de Educação Permanente do SUAS, vibrou com a implantação e lançamento do prontuário. Ela elaborou e foi a redatora do documento. “A Educação Permanente no âmbito do Sistema Único de Assistência Social, configura-se como um processo contínuo e coletivo de qualificação do trabalho profissional que integra reflexão crítica, aperfeiçoamento técnico e práticas cotidianas”, afirma Daniela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *