Após perder a suspensão do carro, empresário diz ter sinalizado 1,6 mil buracos e desníveis em ruas da Tijuca
Um motorista passou a sinalizar desníveis e buracos nas ruas da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, em solidariedade a outros condutores depois de tomar um prejuízo. O empresário Carlos Menezes conta que já registrou mais de 1,6 mil problemas.
Na Rua Conde de Bonfim, por exemplo, Carlos pintou um X e alguns círculos. O círculo indica um buraco, e o X, um remendo que deixa a pista com desnível.
O protesto começou em 2021, quando a suspensão do carro quebrou depois que Carlos caiu num buraco.
“Venho catalogando todas as vezes que eu faço as marcações. Com toda certeza, já marquei mais de 1,6 mil buracos pelas ruas da Tijuca. Na Rua Andrade Neves, na Rua Bom Pastor, na Rua Silva Guimarães, na Rua José Higino, na Conde de Bonfim, na Praça Xavier de Brito e por aí vai”, disse o empresário.
Carlos contou que chegou até a parar de sinalizar os problemas por um tempo, mas reparou um aumento na quantidade de crateras de 2 anos para cá.
“Os buracos que já existiam ficaram maiores. A cada dia, o remendo aumenta mais”, afirmou.
O problema se estende para várias ruas do entorno. A Conde de Bonfim, por exemplo, tem sinalização para buraco e desnível nas duas pistas. Uma frase de protesto também foi pintada: “Bem-vindo à Tijuca. Asfalto caótico!”
O que diz a prefeitura
A Secretaria Municipal de Conservação informou que o corredor de tráfego que vai da Rua Uruguai até a Rua Haddock Lobo está recebendo os serviços de fresagem e recapeamento.
O Programa Asfalto Liso já foi concluído em parte da Conde de Bonfim — o trecho da rua até o Alto da Boa Vista passará por reforma.
A secretaria diz ainda que faz ações regulares de manutenção e que vai mandar equipes pra vistoriar os trechos citados na reportagem.