17 de outubro de 2025
DESTAQUENotíciasNotícias 24hs

Após confrontos e sequestro de ônibus, PM busca envolvidos em disputas territoriais na Tirol

Um dos alvos é Luciano da Silva Teixeira, o Sardinha, apontado como chefe do tráfico da Cidade de Deus

A Polícia Militar realiza uma operação, nesta sexta-feira (17), na comunidade da Tirol, na Freguesia, na Zona Sudoeste, para prender criminosos envolvidos em disputas territoriais. Um dos alvos é Luciano da Silva Teixeira, o Sardinha, apontado como chefe do tráfico da Cidade de Deus, que fugiu da ação emergencial que gerou o sequestro de nove ônibus na região.
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) atua na comunidade nesta sexta. Imagens mostram os agentes em áreas de mata. Ainda não há informações sobre prisões e apreensões.
Nesta quinta-feira (16), policiais militares estiveram na Tirol após receberem informações sobre uma reunião de traficantes do Comando Vermelho. De acordo com o apurado, a quadrilha, liderada por Sardinha, estaria planejando ataques a áreas dominadas por rivais. Além disso, o traficante teria ido ao local para comemorar seu aniversário.
Durante as buscas, houve intenso confronto. Dois homens, acusados de participar de tentativas de invasão a comunidades das zonas Norte e Oeste, foram presos. Com a dupla, as equipes apreenderam dois fuzis, uma pistola e grande quantidade de drogas. A ocorrência foi registrada na 32ª DP (Taquara).
Em retaliação à ação, criminosos sequestraram nove ônibus para servir como barricadas, sendo sete deles na Cidade de Deus e dois na Freguesia. O Rio Ônibus informou que 15 linhas foram impactadas.
Além do transtorno no trânsito, houve um intenso tiroteio em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade de Deus. Pedestres procuraram abrigo na unidade, assim como funcionários e pacientes.
Procurado por não voltar ao presídio
Luciano Teixeira, considerado um criminoso de altíssima periculosidade pelo sistema penitenciário, deixou a prisão no dia 13 de agosto, por meio do benefício na modalidade de Visita Periódica ao Lar (VPL), referente as comemorações dos Dias dos Pais, mas não retornou. O traficante deveria ter voltado três dias depois ao Instituto Penal Benjamim de Moraes Filho, no Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste, o que não foi feito. Desde então, ele é considerado foragido.
Sardinha responde por homicídio qualificado, associação para o tráfico, porte ilegal de arma, receptação e resistência. Ele cumpria pena de 24 anos em regime semiaberto. O homem precisa cumprir mais 11 anos pelo processo de homicídio.
O criminoso é apontado como um dos principais líderes do tráfico da Cidade de Deus e homem de confiança de Ederson José Gonçalves Leite, o Sam, liderança da comunidade.
Sardinha havia sido preso pela última vez em 2014, no Complexo da Penha, na Zona Norte. No ano de 2019, já encarcerado, o traficante foi transferido para o presídio de segurança máxima Bangu 1, depois de exibir fotos com petiscos, cerveja e uma mulher dentro da cela, na Penitenciária Vicente Piragibe. Na ocasião, a Seap encontrou grande quantidade de drogas, 31 celulares, dois roteadores wi-fi e mais de R$ 26 mil em espécie dentro no local.
Qualquer informação sobre seu paradeiro pode ser enviada ao Disque Denúncia, de forma anônima, pela Central de Atendimento, nos telefones (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177; pelo WhatsApp, no (21) 2253-1177; e pelo aplicativo Disque Denúncia RJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *