17 de março de 2026
AraruamaMunicípiosNotíciasRegião dos Lagos

APAE Araruama participa de capacitação em São Paulo e será a primeira APAE do Brasil a implementar Terapia Baseada em LEGO®️

A APAE Araruama segue investindo em inovação e qualificação profissional para ampliar as possibilidades terapêuticas oferecidas aos seus assistidos. Recentemente, representantes da instituição participaram de uma capacitação em Terapia Baseada em LEGO®️, realizada em São Paulo, na sede da Psicolúdico, centro especializado em intervenções terapêuticas baseadas no brincar e no desenvolvimento infantil.

A formação foi ministrada pela Dra. Karina Fonseca, profissional especializada na abordagem e ex-aluna do Dr. Daniel LeGoff, psicólogo norte-americano responsável pelo desenvolvimento da LEGO®️-Based Therapy, metodologia criada nos anos 2000 e hoje utilizada em diversos países no trabalho com crianças e jovens, especialmente com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Também participaram da capacitação a Dra. Ana Caroline Nogueira, mestre em Ciências da Reabilitação, e Fellipe Peçanha, presidente da APAE Araruama.
A Terapia Baseada em LEGO®️, desenvolvida pelo Dr. Daniel LeGoff, utiliza a construção colaborativa com peças LEGO®️ como ferramenta terapêutica estruturada. No método, os participantes assumem papéis específicos dentro da atividade, como “engenheiro”, “fornecedor” e “construtor”, o que exige comunicação, cooperação, planejamento e resolução conjunta de problemas. Dessa forma, o processo estimula habilidades sociais, linguagem, atenção compartilhada, flexibilidade cognitiva e coordenação motora, tudo dentro de um ambiente lúdico e motivador.

De acordo com os participantes, a proposta dialoga diretamente com práticas contemporâneas de reabilitação e desenvolvimento, ao utilizar o brincar estruturado como ferramenta terapêutica baseada em evidências.
Com a participação nessa formação, a APAE Araruama se prepara para se tornar a primeira APAE do Brasil a implementar essa abordagem terapêutica, ampliando o repertório de intervenções voltadas ao desenvolvimento social, cognitivo e psicomotor de seus assistidos.
A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a busca constante por conhecimento, inovação e práticas terapêuticas alinhadas às evidências científicas, fortalecendo o atendimento às pessoas com deficiência e suas famílias no município e na região.