Ao lado do governador do Ceará, ministra participa da entrega do PL que cria a empresa pública de audiovisual do estado
Margareth Menezes também esteve presente na assinatura do decreto que institui a Fortaleza Film Comission
esta quinta-feira (4), em Fortaleza, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, ao lado do governador Elmano de Freitas, participou do ato de assinatura e de entrega do Projeto de Lei (PL) que propõe a criação da Empresa Cearense de Audiovisual à Assembleia Legislativa (Alece), onde será apreciado e votado.
A iniciativa terá o papel de conectar o segmento com mercados nacionais e internacionais, além de promover a inclusão social e o acesso à cultura por meio da gestão de salas públicas de exibição e o apoio à distribuição e difusão.
“A empresa vai abrir portas para mostrar não só as histórias que o Brasil não conhece, mas mostrar talentos cearenses no audiovisual, agregando áreas como a música e games”, salientou a titular da Cultura, que estava acompanhada do secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares.
Em seu discurso, o governador destacou a relevância da ação. “É um reconhecimento ao que profissionais e artistas do Ceará já fazem, uma realidade para o Brasil e para o mundo. Tenho um orgulho enorme do que é feito em nosso estado no audiovisual”, afirmou Elmano.
“É muito importante ter mais uma agência pública do audiovisual no Nordeste. Recentemente tivemos a Bahia Filmes, agora a Empresa Cearense de Audiovisual, com isso o audiovisual inteiro sai ganhando”, avaliou a secretária do Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga.
Para o cineasta cearense Rosemberg Cariry, a medida tem grande significado e impacto. “É um momento de emoção, porque é uma luta histórica, travada ao longo de mais de 30 anos. O Ceará é um dos mais importantes polos de produção de cinema e audiovisual do Brasil, junto com o Nordeste, que se configura como um importante polo de produção no mundo”, observou.
Promover a interiorização do audiovisual, fomentando a produção e o consumo de conteúdos nas regiões do Ceará também estão entre as atribuições da empresa.
A secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, contou sobre a elaboração do texto, realçando que o audiovisual não restringe ao cinema. “Nós constituímos grupos de trabalho com representantes da publicidade, TV, internet, cinema, festivais e games, em um processo para fazer uma aferição do impacto e da potência do setor audiovisual, do ponto de vista da economia, de geração de trabalho, de riqueza, de contribuição para o PIB do Ceará”, frisou.
Durante a solenidade foi assinado ainda o PL que institui o Plano de Cargos e Carreiras dos servidores da Cultura.
Filmagens
Também nesta quinta-feira, a ministra Margareth Menezes foi recebida pelo prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, no Paço Municipal. Durante o encontro foi assinado o decreto que cria a Fortaleza Film Comission. No âmbito da Secretaria Municipal de Cultura, a Comissão é responsável por facilitar, orientar e articular o processo de autorização de filmagens na cidade.
“Esse programa coloca Fortaleza num circuito mais amplo, facilitando que empresas nacionais e internacionais venham filmar na cidade encontrem toda uma arquitetura para favorecer essa operação”, comentou a titular da Cultura.
A Film Comission visa estimular investimentos, dinamizar a economia local e gerar empregos, contribuindo para o desenvolvimento da economia criativa.
Além do impacto na cultura local, setor beneficia o turismo e outros 67 setores da economia relacionados às etapas de produção audiovisual.
Também estiveram presentes na agenda os secretários do MinC Joelma Gonzaga (Audiovisual), Fabiano Piúba (Formação, Livro e Leitura) e Cláudia Leitão (Economia Criativa) e a secretária de Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa.

