3 de outubro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Anvisa consulta autoridades internacionais para utilização de antídoto do metanol

Diante da crescente dos casos de intoxicação por etanol no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acionou autoridades internacionais para trazer antídoto do metanol para o país.
O medicamento fomepizol é indicado como contraveneno para este tipo de intoxicação. A Agência já consultou formalmente autoridades reguladoras internacionais sobre a autorização de comercialização do produto de injeção intravenosa em seus respectivos países. As agências consultadas são:

ANMAT (Argentina)

COFEPRIS (México)

EMA (União Europeia)
Publicidade

FDA (Estados Unidos)

Health Canada (Canadá)

MHLW (Japão)

MHRA (Reino Unido)

NMPA (China)

Swissmedic (Suíça)

TGA (Austrália)

Além disso, foi publicado um Edital de Chamamento para identificar fabricantes e distribuidores internacionais com disponibilidade imediata de fornecimento do medicamento ao Ministério da Saúde. O objetivo é acelerar a aquisição do produto e garantir o atendimento aos pacientes no menor tempo possível.

Crise

O Brasil registrou 59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol até a tarde desta quinta-feira (2). O balanço foi apresentado pelo ministro Alexandre Padilha, em entrevista à imprensa na Sala de Situação, instalada pelo governo para monitorar os casos e coordenar as medidas de resposta.

Dessas 59, 11 já tem a detecção laboratorial da presença do metanol por um Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs). Há ainda um 12º caso, do rapper Hungria, em que a presença do metanol foi detectada em exame feito no hospital onde o paciente está internado, em Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *