18 de outubro de 2025
Angra dos ReisMédio ParaíbaMunicípiosNotícias

Angra dos Reis reforça protagonismo regional em seminário sobre cidades resilientes

Angra dos Reis foi um dos destaques da 2ª edição do seminário “Eventos Climáticos: Cidades Resilientes”, realizado na quarta-feira, 15 de outubro, no Portobello Resort, em Mangaratiba. O encontro reuniu mais de 300 participantes, entre autoridades, gestores públicos, técnicos e pesquisadores, para debater soluções e políticas públicas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas no Brasil.

Representando o município, equipes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e do Instituto Municipal do Ambiente (IMAAR) participaram dos debates e painéis, levando contribuições práticas que reforçam a posição de Angra como referência regional em planejamento, prevenção e resiliência climática. O município apresentou avanços na revisão do Plano Diretor e estratégias de prevenção e resposta a desastres naturais com o Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR).

— A participação de Angra dos Reis em um evento desse porte é estratégica. Temos buscado constantemente fortalecer nossas políticas públicas voltadas à prevenção de desastres, à preservação ambiental e à adaptação às mudanças climáticas. A troca de experiências e o diálogo com outras cidades tornam nosso trabalho ainda mais eficiente e nos ajudam a planejar um futuro mais seguro e sustentável — destacou Aurélio Marques, secretário de Relações Institucionais.

Durante o evento, os representantes de Angra ressaltaram o avanço histórico do município com a revisão do Plano Diretor — documento fundamental para orientar o crescimento urbano de forma sustentável e integrada às questões ambientais. Construída com ampla participação social, a revisão reforça a preparação de Angra para enfrentar os impactos climáticos de maneira planejada e preventiva.

— Viemos representar Angra dos Reis trazendo novidades, como o feito histórico que é a revisão do nosso Plano Diretor, que dialoga diretamente com a pauta de cidades resilientes. Estamos trabalhando para que o município avance cada vez mais em sustentabilidade, proteção ambiental e planejamento urbano integrado — afirmou Maurício Lamego, diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Angra dos Reis (IMAAR).

Além do planejamento urbano, Angra tem investido fortemente em ações de prevenção, preparação e resposta a desastres naturais. A Defesa Civil municipal desenvolve protocolos e programas de atuação integrada, fortalecendo a capacidade de resposta e reduzindo riscos em áreas vulneráveis.

— Foi de grande relevância a nossa participação nesse seminário. Trouxemos a experiência de Angra tanto na prevenção quanto na preparação e resposta a desastres. Eventos como esse fortalecem nossa integração regional na Costa Verde e nos capacitam ainda mais para lidar com emergências — completou Alexandre Milczanowski, agente de Proteção e Defesa Civil de Angra dos Reis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *