7 de outubro de 2025
Angra dos ReisMédio ParaíbaMunicípiosNotícias

Angra cria Parque Municipal Forte do Leme para impulsionar turismo na Ponta Leste

Angra cria Parque Municipal Forte do Leme para impulsionar turismo na Ponta Leste

 

A Prefeitura de Angra dos Reis oficializou, por meio do Decreto nº 14.216, publicado nesta quinta-feira, 10 de julho, a criação do Parque Municipal Forte do Leme, localizado na região da Ponta Leste. A medida, divulgada no Boletim Oficial nº 2.162 (https://shre.ink/xeKQ), tem como principais objetivos preservar a estrutura histórica do Forte do Leme, promover o uso sustentável da área e criar um espaço público com infraestrutura adequada para educação ambiental, turismo ecológico, lazer e pesquisa científica.

— Sabemos do valor histórico e afetivo do Forte do Leme para Angra. Como descendente de moradores da Ponta Leste, fico muito feliz em ver esse espaço reconhecido como patrimônio da nossa cidade. Com essa iniciativa, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a valorização da história local e a oferta de espaços públicos de qualidade para moradores e visitantes — destacou o prefeito Cláudio Ferreti.

Para que o Parque Municipal Forte do Leme seja implantado de forma plena, um passo essencial é a cessão da área atualmente sob tutela da Petrobras — uma demanda antiga do município. Parte do território pertence à Petrobras, enquanto outra parte é de responsabilidade da União. Por isso, a Prefeitura vem atuando junto aos órgãos federais e à própria empresa para viabilizar a cessão definitiva da área, condição necessária para a realização dos empreendimentos previstos.

Com essa etapa concluída, a gestão do parque, conforme estabelecido em decreto, ficará a cargo do Instituto do Meio Ambiente de Angra dos Reis (IMAAR), que poderá firmar parcerias com instituições públicas e privadas para garantir sua preservação e funcionamento. A regulamentação dos limites, diretrizes e formas de uso do espaço será definida por normativas específicas ainda a serem elaboradas pela Prefeitura de Angra.

— O Forte do Leme tem grande potencial como atrativo turístico, cultural e ambiental. Com a criação do parque, atendemos à determinação do prefeito de ordenar a cidade e dar uso responsável aos seus patrimônios. Estamos adotando medidas, inclusive legislativas, para promover qualidade de vida, impulsionar o turismo e garantir o uso adequado dessas áreas, contribuindo para o ordenamento urbano e a valorização do patrimônio histórico, ambiental e cultural de Angra — afirmou o secretário de Planejamento e Gestão, André Pimenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *