Andrezinho participa de lançamento da pedra fundamental do IFRJ no Complexo do Alemão
Andrezinho participa de lançamento da pedra fundamental do IFRJ no Complexo do Alemão
Deputado aprovou indicação para instalação do instituto; campus vai beneficiar até 1,4 mil estudantes
O lançamento da pedra fundamental do campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) no Complexo do Alemão, nesta quarta-feira (07/02), contou com diversas autoridades públicas, dentre eles o próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; e o deputado estadual Andrezinho Ceciliano (PT).
“Hoje, dia 7 de fevereiro, não foi um delegado ou um capitão da polícia que veio anunciar a quantidade de mortes no Complexo do Alemão; hoje, o governo federal e o governo municipal vieram aqui dizer, dia 7 de fevereiro, quem veio ao Complexo do Alemão foi a educação, para salvar essa gente”, disse o presidente, defendendo os investimentos em educação pra reduzir a pobreza no país.
O campus, que deve ficar pronto em 2025 e beneficiar até 1,4 mil estudantes, é resultado de uma união de esforços. O terreno foi cedido pela Prefeitura do Rio e a obra, ao custo de R$ 15 milhões, será feita com recursos do Governo Federal. No âmbito estadual, o deputado Andrezinho Ceciliano (PT) chegou a aprovar uma indicação ao governador Cláudio Castro solicitando a construção do campus.
“Tenho defendido que a expansão dos institutos federais tenha como modelo justamente a Fábrica do Conhecimento, em Paracambi, que foi inaugurada em 2006, durante a gestão do prefeito André Ceciliano”, disse o deputado. “O instituto foi uma revolução não só para a cidade, mas para toda a Baixada Fluminense. Tenho certeza que ele também vai revolucionar a realidade do Complexo”, completou.
O reitor do IFRJ, Rafael Almada, destacou o engajamento do deputado na expansão do IFRJ. “O Andrezinho tem participado da expansão do IFRJ há muito tempo. Não à toa que em 2006, em Paracambi, foi o início dessa expansão, que vai voltar a ganhar força com o presidente Lula”, elogiou Almada.