Alunos da rede municipal de ensino terão aulas sobre robótica
Vereadores rejeitaram também veto do Poder Executivo a proposta que tomba a Escola de Samba União da Ilha do Governador por seu valor histórico, social e cultural
Os estudantes de escolas públicas municipais terão aulas de noções básicas sobre robótica como atividade extracurricular. Durante a sessão extraordinária desta quarta-feira (20/08), a Câmara do Rio rejeitou veto total do Poder Executivo ao PL 1990/2023, que prevê a implementação da novidade. A proposta agora segue para promulgação pelo presidente Carlo Caiado (PSD).
Autor do projeto de lei, o vereador Zico (PSD) argumenta na justificativa da matéria que as aulas de robótica são importantes porque preparam os jovens para o futuro, estimulam a criatividade e a inovação, auxiliam no desenvolvimento de habilidades técnicas e promovem o engajamento dos alunos.
“Ao ensinarmos robótica, também estamos contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de compreender e utilizar a tecnologia de forma ética e responsável. Isso é fundamental em um mundo cada vez mais conectado e dependente da tecnologia”, acrescentou o parlamentar.
Os vereadores também rejeitaram o veto total do Poder Executivo ao PL 1104-A/2022, de autoria da vereadora Vera Lins (PP), que tomba provisoriamente, por seu valor histórico, social e cultural, do Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Ilha do Governador. A matéria estabelece que o Poder Executivo, através do órgão competente, providenciará a inscrição deste tombamento no Livro de Tombos de Bens do Município, bem como os demais procedimentos necessários ao seu registro. A proposta foi encaminhada para promulgação.