21 de setembro de 2025
Baixada FluminenseBelford RoxoMunicípiosNotícias

Belford Roxo: Aluna da Escola Municipal José Pinto Teixeira irá representar Belford Roxo 6ª Conferência InfantoJuvenil pelo meio Ambiente

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Belford Roxo, Flávio Gonçalves, participou nesta sexta-feira (19-09) de um café da manhã na escola municipal José Pinto Teixeira, no bairro Recantus. Na ocasião, o secretário parabenizou a aluna Rebeka Rosa, do oitavo, por ela ter sido escolhida para representar o município na VI Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada entre os dias 6 e 10 de outubro em Brasília. O tema da Conferência é “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”.  O trabalho desenvolvido na escola tem o título de Recantus Resiliente: Educação Ambiental e Justiça Climática para Prevenção de Enchentes”.

Prefeito parabenizou a aluna e escola

Logo que soube da notícia, o prefeito Márcio Canella ligou para Rebeka Rosa e a parabenizou pela conquista, estendendo os cumprimentos também a toda escola. “Fico feliz, pois logo assim que assumi o governo tratei de valorizar a educação dando aumento de salário, reformando escolas, comprando uniformes, materiais e oferecendo uma merenda de qualidade. O resultado aparece logo, pois com toda a infraestrutura, professores, alunos e todos os funcionários da Educação se sentem mais motivados. Tenho certeza que a aluna Rebeka Rosa irá representar bem o nosso município em Brasília”, reforçou Márcio Canella.

Alegria para o município

Flávio Gonçalves destacou que a classificação de Rebeka Rosa, que cursa o oitavo ano na Escola Municipal José Pinto Teixeira, é motivo de alegria para o município. “Em Brasília, a Rebeka irá falar em nome de 50 mil alunos da rede municipal, professores e cerca de 500 mil habitantes. Quero parabenizar a Rebeka, a direção, a professora Geise e todos os alunos que se envolveram no projeto”, destacou Flávio Gonçalves, ao lado do professor João Braga, que é coordenador do Programa Municipal de Educação Ambiental, João Braga. “O projeto da escola vai beneficiar toda a comunidade”, resumiu o vereador Juninho do Pica-Pau.

Poder da educação

A secretária municipal de Educação, Sheila Boechat, argumentou que a participação da José Pinto Teixeira na etapa nacional mostra que a comunidade escolar está envolvida no projeto. “Nosso sentimento é de que os jovens são o futuro do país, que só pode ser mudado através da educação. A escola toda está de parabéns pela conquista”, arrematou.

Trabalho coletivo

A professora de Ciências, Geise Wyterlin, afirmou que as enchentes afetam o bairro principalmente no verão. Ela e muitos alunos moram no bairro Recantus e por isso escolheram o tema enchentes para o desenvolvimento do projeto. “É um orgulho saber que a proposta foi escolhida para representar Belford Roxo, pois foi um trabalho coletivo em que todos se dedicaram com afinco”, frisou Geise, destacando que a escola desenvolve outros projetos de sustentabilidade como horta comunitária e fabricação de sabão com óleo de cozinha usado. O projeto Recantus Resiliente: Educação Ambiental e Justiça Climática para Prevenção de Enchentes”, desenvolvido na etapa escolar, garantiu a participação da escola na Conferência estadual, onde Rebeka apresentou o projeto e conquistou a vaga na delegação estadual que vai para a Conferência Nacional.

Área carente

Na avaliação da gestora da escola municipal José Pinto Teixeira, Vera Lúcia Martins, a participação da escola na Conferência Nacional mostra que o trabalho foi bem realizado. “A José Pinto Teixeira fica em uma área carente, mas não esmorecemos e conseguimos desenvolver o projeto que será apresentado em Brasília.  Estou muito feliz”, sentenciou Vera Lúcia. “O trabalho foi bem realizado e o resultado alcançado e isso é motivo de comemoração para todos nós”, acentuou o vice-gestor Ronie de Oliveira.

Ciências não é só planeta

Desenvolta, Rebeka Rosa não conseguia conter a euforia por ser a representante de Belford Roxo em Brasília. Pensando em ser aeromoça e se formar em Direito, a aluna contou que chorou ao receber a notícia dada pela professora Geise que ela iria para Brasília. Imediatamente, Rebeka contou o fato para o pai Diogo e para a mãe Esmeralda e para os amigos. “Precisamos entender que ciências não é só o planeta, Na escola fabricamos o sabão sustentável e reciclamos materiais para fazer jogos. Temos que preservar o meio ambiente. Sempre que estou em um espaço com várias pessoas falo que essa tem que ser a nossa meta”, concluiu a aluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *