Alison dos Santos conquista a medalha de prata nos 400m com barreiras do Mundial
Nesta sexta-feira (19), o brasileiro Alison dos Santos, o Piu, brilhou na final dos 400m com barreiras e conquistou a medalha de prata no Mundial de Atletismo de Tóquio. Ele fechou a prova com tempo de 46s84.
A medalha de ouro ficou com o americano Rai Benjamin, que teve um tempo de 46s52. O catari Abderrahman Samba, com 47s06, fechou o pódio.
“Estou feliz. Medalha de prata. A gente queria o ouro, mas estou orgulhoso da trajetória, do resultado que a gente fez hoje. É isso o que importa, ir ali, estar ali, chegar na final. Entregar 100%, posso falar que eu me entreguei nessa prova”, disse Piu, ao SporTV.
Após a prova, Rai Benjamin foi desclassificado por alguns minutos, o que daria o ouro para Alison dos Santos. Entretanto, a decisão foi revertida, e Piu voltou para o segundo lugar.
“Eles não entregaram as medalhas de início. A gente ficou ali sentado bebendo água e respirando. Conforme o tempo foi passando, nada acontecia. Na arquibancada, me chamaram e falaram: ‘aqui no resultado, o Benjamin foi desqualificado e você está com o ouro. Aí o Samba veio falar comigo: ‘acho que você está com o ouro, mas não fala nada, vamos esperar’. Ficamos sentados esperando”, contou.
“Se algo irregular realmente aconteceu, faz sentido desqualificar, mas nada irregular aconteceu. Não é assim que quero ganhar meu ouro. Obviamente que comemoraria como ouro, mas não quero ganhar porque alguém perdeu, quero realmente conquistar a medalha. Estou orgulhoso com a prata e não fiquei triste com ele recebendo o ouro dele”, completou.
Na edição de 2022, o Piu superou os americanos Rai Bejamin e Trevor Bassitt na decisão em Eugene, nos Estados Unidos, e faturou a medalha de ouro. Já em 2023, ficou fora do pódio no Mundial de Budapeste.
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, e de Paris, em 2024, Alison dos Santos foi medalhista de bronze.
Ler notícia completa