ALERJ realiza ação gratuita da saúde bucal no Largo Carioca com mais de 60 atendimentos odontológicos

Iniciativa foi realizada pela Comissão do Cumpra-se com apoio do Departamento Médico da Casa.

A Comissão de Representação para o Cumprimento das Leis (Cumpra-se), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), promoveu nesta terça-feira (24/10) uma ação em prol da Saúde Bucal da população em três tendas montadas no Largo da Carioca, no Centro do Rio. A iniciativa contou com a parceria do Departamento de Assistência Médica da Casa e resultou em mais de 60 atendimentos feitos pelos quatro dentistas disponibilizados pela Alerj. Após a revisão clínica, cada pessoa atendida ganhou uma cópia da Lei 8206/18, que garante atendimento odontológico gratuito em toda rede pública, além de um kit de higiene bucal e de uma lista com as unidades que prestam esse tipo de serviço oferecido pelo Governo do Estado.

Segundo o deputado Carlos Minc (PSB), presidente da Comissão, a iniciativa tem o objetivo de fazer valer a lei, assim como cobrar a ampliação nos pontos de oferta do serviço odontológico público nas unidades do Estado. “Quando fizemos o Cumpra-se desta lei, há cerca de quatro, cinco anos atrás, existiam pouquíssimos serviços gratuitos, mas agora temos uma lista de quase 200 pontos na região metropolitana, que contam com estes serviços. Nós também vamos comparar os dados atuais com os da época da sanção dessa medida. É necessário atenção e tornar esse atendimento mais acessível para as pessoas, pois as infecções que se iniciam na boca podem desencadear outras doenças mais graves. A lei é informativa, preventiva e assistencial e tem que se converter em direito à saúde”, explicou o parlamentar.

Moradora do Rio Comprido, Anastácia Carlos Agostinho, de 52 anos, gostou da iniciativa e já saiu de uma das tendas de atendimento com encaminhamento para realizar seu tratamento em uma unidade de saúde pública. “Fizeram uma avaliação e me aconselharam ir à uma Clínica da Família para restaurar um dente que caiu depois de um mal atendimento. Eu nem sabia que era possível ter cárie depois de um tratamento de canal, gostei muito desse atendimento”, disse.

Surpreendido com as tendas montadas no Largo da Carioca, Edem Carvalho, de 53 anos, aproveitou para fazer uma verificação odontológico em uma das tendas montadas. “Passei por uma revisão e fui presenteado com um kit. Fiz uma extração recentemente e gostaria de repor o dente, tendo sido encaminhado para tratamento numa unidade pública de saúde. Cuidar dos dentes é muito importante e vejo esta iniciativa como fundamental para a população”, comentou.

“Percebemos que a maioria das pessoas atendidas têm ausência dentária, além de extrações a fazer. Recebemos um paciente que tinha 25 dentes ausentes, dos 28 de uma arcada completa. E os que restavam, estavam praticamente perdidos. A ação foi excelente, fizemos um trabalho de conscientização com os pacientes que precisam buscar tratamento odontológico. A saúde começa pela boca”, pontuou Dr. Rafael Campelo, dentista do Departamento Médico da Alerj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *