‘Além da Escola’ alcança mais de 100 adolescentes em Volta Redonda
Em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude, projeto já realizou oficinas em Cras e escolas, beneficiando jovens com atividades sobre autoconhecimento, carreira e cidadania
Desde seu lançamento em julho, o projeto “Além da Escola” – desenvolvido em Volta Redonda em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) – já impactou diretamente mais de 100 jovens na cidade. A inciativa tem como proposta ampliar os horizontes da juventude, oferecendo conteúdos que não fazem parte do currículo tradicional, mas que são fundamentais para a formação integral dos adolescentes e jovens.
A última ação do projeto aconteceu no dia 17, com uma oficina especial com os jovens atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Açude, em comemoração aos 80 anos da Organização das Nações Unidas (ONU). A atividade, que integra o projeto “Além da Escola”, teve como foco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estimulando uma reflexão coletiva sobre como cada cidadão pode contribuir para um mundo mais justo, solidário e sustentável.
A oficina no Cras Açude foi marcada por dinâmicas participativas, momentos de escuta ativa e troca de experiências, abordando o papel da ONU no cenário global e a importância do engajamento da juventude nas causas sociais. Os jovens foram convidados a refletir sobre sua identidade, seus propósitos e como suas ações cotidianas podem impactar positivamente o coletivo.
110 adolescentes alcançados
Entre os locais já visitados pelo “Alem da Escola” estão os Cras Eucaliptal e Caieiras, além dos colégios Barão de Mauá, no Jardim Paraíba; Colégio Estadual Presidente Roosevelt, no Conforto; Colégio Espaço Verde, na Vila Santa Cecília, e Colégio Santos Dumont, no bairro Niterói. Ao todo, 110 adolescentes participaram das oficinas, que incluem palestras interativas, testes de interesse profissional e múltiplas inteligências, além da distribuição de materiais de apoio e da produção de conteúdos educativos nas redes sociais do projeto.
A metodologia do “Além da Escola” combina dinâmicas acessíveis, aplicação de testes práticos, rodas de conversa, vídeos educativos e a participação de profissionais parceiros em temas específicos. São trabalhados temas como escolha profissional e vocacional, autoconhecimento, saúde mental e emocional, educação financeira, empreendedorismo, hábitos saudáveis, organização da rotina e projeto de vida.
As atividades são coordenadas pelos professores Daniel Valim Berriel da Cruz e Luizugo Romão de Oliveira. A equipe da Sejuv Volta Redonda é representada pela assessora Agatha Martins.
Para o secretário municipal de Juventude, o projeto é uma ferramenta poderosa de transformação. “A sala de aula é fundamental, mas a vida também exige outros aprendizados. Esse projeto abre um espaço para que os jovens reflitam sobre seus sonhos, se preparem para escolhas futuras e desenvolvam habilidades que farão diferença em qualquer caminho que decidam seguir”, afirmou.
As ações do “Além da Escola” seguem até o fim do ano com novas oficinas programadas, consolidando-se como um importante instrumento de apoio à formação cidadã e ao fortalecimento das juventudes de Volta Redonda.