Águas do Rio realiza melhorias estratégicas durante parada no sistema Imunana-Laranjal
Intervenções beneficiam cerca de um milhão de pessoas, e abastecimento está sendo normalizado gradualmente desde a retomada total da operação pela Cedae
A Águas do Rio aproveitou a parada programada pela Cedae no Sistema Imunana-Laranjal, nesta quinta-feira (16/10), para executar 18 melhorias operacionais e estruturais em diferentes pontos de São Gonçalo, beneficiando cerca de um milhão de pessoas.
Das 4h às 21h desta quinta, a Cedae suspendeu temporariamente as operações no Canal de Imunana e na Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal para realização de manutenção preventiva, interrompendo o abastecimento em São Gonçalo, Itaboraí, nos distritos de Inoã e Itaipuaçu, em Maricá, e na Ilha de Paquetá, no Rio.
Durante esse período, a Águas do Rio atuou com equipes em campo, promovendo ações importantes, como a substituição de válvulas em redes e reservatórios estratégicos, além da modernização dos sistemas de bombeamento Marques Maneta, que atende 18 bairros de São Gonçalo, e Ipiíba, responsável por reforçar o abastecimento de Inoã e Itaipuaçu.
“Essas ações são fundamentais para garantir mais eficiência e segurança nos sistemas de abastecimento, com o menor impacto possível para a população. Agora, neste período de retomada do fornecimento, é muito importante que todos façam uso consciente da água, evitando desperdício e atividades que consomem grandes volumes. Reforço que o retorno do fornecimento é gradual”, destaca Diogo Freitas, diretor-executivo da Águas do Rio.
Retomada do abastecimento
A regularização da distribuição de água está acontecendo de forma gradativa, com prazo estimado de 72 horas a contar do momento da normalização da produção de água pela Cedae, fato ocorrido à 1h45 desta sexta-feira (17/10). Em regiões mais altas ou distantes da rede, esse processo pode levar um pouco mais de tempo, especialmente se houver registros de ocorrências durante o período.
Após uma longa paralisação no sistema, como a realizada pela Cedae, devido à variação da pressão da água no interior das tubulações, no momento da retomada do fornecimento, podem surgir ocorrências pontuais, como vazamentos. O Centro de Operações Integradas (COI) da Águas do Rio, que monitora e controla as operações da concessionária 24 horas por dia, está com efetivo reforçado e atenção redobrada para atuar e mobilizar equipes, imediatamente, para os lugares onde for necessário.
Até que o abastecimento seja integralmente normalizado, a concessionária orienta os moradores a economizarem água, priorizando o uso para atividades essenciais, e a postergarem tarefas que exijam maior consumo até a completa regularização do serviço.
O abastecimento alternativo, por meio de caminhões-pipa, está sendo direcionado prioritariamente a hospitais, unidades de saúde e demais serviços essenciais. A Águas do Rio segue disponível para atendimento gratuito 24 horas, pelo número 0800 195 0 195, tanto por telefone quanto por WhatsApp.