Águas do Rio inicia modernização e ampliação da Estação de Tratamento de Água de Cordeiro
Obra marca a celebração pelos quatro anos de atuação da concessionária no município e vai beneficiar mais de 15 mil famílias
O futuro do abastecimento de Cordeiro, na Região Serrana do Rio, ganhou um importante capítulo nesta segunda-feira (3/11). Em uma cerimônia marcada por otimismo e simbolismo, a Águas do Rio deu início às obras de modernização e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município, que também atende o distrito-sede de Cantagalo. A iniciativa vai beneficiar mais de 15 mil famílias e faz parte das comemorações pelos quatro anos de atuação da concessionária na região.
Dividida em três etapas, com a primeira prevista para ser concluída até dezembro, a obra vai renovar completamente a estrutura da ETA, garantindo mais eficiência, segurança e qualidade no abastecimento. O projeto reafirma o compromisso da concessionária em investir no desenvolvimento e na sustentabilidade de cidades serranas.
“Iniciamos uma obra importante, que trará melhorias significativas no tratamento de água — um investimento de mais de R$ 10 milhões que, além de beneficiar a população, também representa um avanço para o meio ambiente da região.
Com as intervenções que realizaremos, o rio Macuquinho, de onde captamos a água bruta, será menos explorado, pois conseguiremos reaproveitar toda a água utilizada no processo. Isso significa mais eficiência e segurança hídrica para o
município”, destacou o diretor.
O prefeito de Cordeiro, Leonan Melhorance, também esteve presente no lançamento das obras. Na ocasião, ele pôde conhecer de perto o processo de tratamento de água e as melhorias previstas para a unidade.
“Muito bom ver que a companhia está investindo, pensando não só na melhoria no tratamento de água mas no aumento da produção, se preparando para o crescimento da cidade”, frisou o prefeito.
Durante o evento, representantes da empresa e autoridades locais participaram de um ato simbólico de plantio de uma muda de árvore e do descerramento de uma placa comemorativa, que simbolizam o compromisso da Águas do Rio com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do saneamento na região.
Modernização e etapas da obra
Desde o início da concessão, a Águas do Rio, empresa do grupo Aegea, vem promovendo melhorias contínuas no sistema de abastecimento de Cordeiro, como a substituição de redes antigas, a modernização tecnológica e o aprimoramento do sistema de distribuição de água. Agora, com a ampliação da ETA, que atualmente possui capacidade para tratar 120 litros de água por segundo, a companhia dá um novo salto em eficiência e sustentabilidade.
Na primeira etapa da obra, será implantado um novo sistema de desaguamento, que permitirá o reaproveitamento da água proveniente das lavagens dos sistemas de filtros e decantadores, economizando cerca de 850 mil litros — volume suficiente para abastecer aproximadamente 4,9 mil habitantes. Essa modernização garantirá ganhos ambientais e operacionais, ao reduzir o consumo de água bruta, contribuir para a preservação dos corpos hídricos e assegurar maior economia em períodos de estiagem.
Ainda na primeira etapa, serão executadas melhorias nos filtros, floculadores — equipamentos que ajudam a juntar as impurezas da água — e decantadores, onde essas partículas se separam da parte limpa, além da instalação de dispositivos de controle automatizados. A segunda etapa contemplará a revitalização e impermeabilização do reservatório principal, que possui capacidade para um milhão de litros de água tratada. Já a terceira e última etapa envolverá a reforma completa do prédio da ETA, garantindo mais segurança operacional e consolidando a unidade como referência na região.

