11 de dezembro de 2025
Centro SulNotíciasNotícias 24hsParaíba do Sul

Águas da Condessa entrega a primeira Estação de Tratamento de Esgoto de Paraíba do Sul

Unidade representa um marco histórico para o saneamento do município, com investimento de R$ 35 milhões e capacidade inicial para tratar 2,5 milhões de litros de esgoto por dia

A concessionária Águas da Condessa inaugurou, nesta quarta-feira (10), a primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município, a ETE Centro. A unidade está localizada no bairro Cerâmica e foi entregue para a cidade durante cerimônia que reuniu representantes do governo municipal, da concessionária e do Grupo Águas do Brasil.

Com investimentos de R$ 35 milhões, a nova unidade conta com tecnologia moderna, estrutura verticalizada, totalmente automatizada e ocupa uma área 75% menor do que as estações convencionais. Em sua primeira fase, a ETE tem capacidade para tratar 2,5 milhões de litros de esgoto por dia, beneficiando diretamente os moradores dos bairros Cerâmica D’Ângelo, Lava Pés, Centro, Palhas, Grama e adjacências.

A inauguração representa um marco histórico para a cidade, que até então não possuía tratamento de esgoto. A partir de agora, o avanço no saneamento vai contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população, a preservação do meio ambiente e a despoluição dos corpos hídricos da região.

“Esta Estação de Tratamento de Esgoto representa um avanço significativo para a saúde pública e a qualidade de vida da população de Paraíba do Sul. O município segue avançando rumo à meta de alcançar 90% de cobertura de esgotamento sanitário até 2033, conforme estabelece o Marco Legal do Saneamento. Para nós, é motivo de grande orgulho fazer parte dessa transformação, em parceria com a Prefeitura, trabalhando para oferecer um serviço cada vez mais eficiente e de qualidade à população”, declarou o diretor da Águas da Condessa, João Henrique Tebyriça de Sá.

O projeto prevê ainda a construção de um segundo módulo da estação, que permitirá dobrar a capacidade total de tratamento para 5 milhões de litros de esgoto por dia, acompanhando o crescimento da cidade e ampliando os benefícios ambientais e sanitários.

“É muito gratificante acompanhar de perto a transformação que a concessão dos serviços de saneamento vem promovendo em Paraíba do Sul. Agora, além de garantir o acesso à água potável para todos, o município inicia um processo importante de combate à poluição do Rio Paraíba do Sul, com o fim do lançamento de esgoto sem tratamento. Trata-se de uma mudança necessária, estruturante e que deve ser seguida por todos os municípios brasileiros”, diz a diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Marilene Ramos.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente de Paraíba do Sul, Nathália Zacaron, este é um momento muito importante para a cidade.

“Esse é um marco histórico. Paraíba do Sul nunca teve tratamento de esgoto, demoramos até tirarmos o saneamento do papel e priorizá-lo. Temos o Rio Paraíba do Sul ao nosso lado, nossa principal fonte hídrica, que precisa ser cuidada e protegida”, concluiu.

 

Sobre o Grupo Águas do Brasil
Fundado em 1998, o Grupo Águas do Brasil é um dos principais grupos privados de saneamento básico do país, presente em 32 municípios nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Com 15 concessionárias e duas unidades industriais, e mais de 5 milhões de pessoas atendidas, a companhia é 100% nacional e possui contratos de longo prazo de concessão, contribuindo para universalizar a cobertura dos serviços de água e esgoto no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *