17 de setembro de 2025
Baixada FluminenseNotíciasNotícias 24hs

Água tratada chega à comunidade de São João de Meriti e transforma a vida de centenas de moradores


Mais de 80 casas do Pátio Estação, no bairro São Mateus, passarão a ter fornecimento contínuo de água pela primeira vez após instalação de rede

Cozinhar, lavar roupas, tomar banho de chuveiro. Atividades simples para muitos, mas que eram um verdadeiro sonho para os moradores das mais de 80 casas espalhadas pelos becos do Pátio da Estação, comunidade do bairro São Mateus, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Hoje, eles comemoram um marco histórico: a chegada da água tratada diretamente em suas torneiras. A conquista foi possível graças à instalação de rede feita pela Águas do Rio, que vai levar água potável de forma contínua a cerca de 300 pessoas da região.

Durante anos, muitos enfrentaram graves problemas de saúde devido ao uso de água imprópria. Crianças e idosos foram os mais afetados, com episódios recorrentes de infecções e doenças ligadas à contaminação de poços e fontes irregulares. Para muitos, a lembrança dessa rotina ainda é forte. É o caso de Katia Cilene:

“Construímos um poço, cavamos, instalamos a bomba, colocamos o cano e a água veio. Mas era uma água escura, poluída. Todo mundo adoecia. Tive uma infecção no rosto que deixou marcas até hoje. Meus netos tiveram dengue, e a vizinha também. Foram muitos anos de sofrimento, mas o nosso momento chegou”, vibra.

Essa realidade também atingia famílias com crianças pequenas. Aline dos Santos, mãe de quatro filhos, poderá, enfim, construir um banheiro em casa.

“Muitas vezes as crianças daqui paravam no hospital por causa de infecções causadas pela água do poço. Agora é outra coisa! Vamos fazer as instalações em casa, colocar chuveiro e bicas nas pias. Não vamos mais precisar carregar baldes de água”, comemora.

As intervenções da concessionária, que integra o grupo Aegea, já representam novas possibilidades para o dia a dia no Pátio da Estação. Patrícia Silva, moradora da comunidade há 30 anos, descreve com emoção a mudança.

“Estou feliz porque fiz minha comida pela primeira vez com a água que chegou à minha casa. Antes, a gente pegava água em casa de conhecidos, trazia galões de 500 litros, que, de tão pesados, chegavam a danificar a Kombi usada no transporte. Agora mudou tudo: vou poder lavar meus cabelos com água limpa, porque antes ficavam ressecados, e também cozinhar com tranquilidade”, conta.

Segundo a Águas do Rio, a intervenção reforça a missão da empresa em transformar realidades por meio do saneamento. As obras realizadas em São João de Meriti fazem parte de um conjunto de investimentos em infraestrutura que vem sendo implementado em toda a Baixada Fluminense.

“Nós fizemos uma interligação e implantamos 130 metros de rede, que trouxeram uma grande transformação. Não é só água tratada que está chegando às torneiras. É dignidade, saúde, qualidade de vida e sonhos realizados. Transformar a realidade das cidades em que atuamos é o que nos move”, disse Jones Andrade, gerente comercial da Águas do Rio.

Prosperidade compartilhada
Água tratada na torneira vai muito além do conforto básico: significa saúde, segurança e novas oportunidades. Com o acesso regular à água, mais moradores podem investir em pequenos negócios, cuidar melhor das crianças e viver com mais dignidade. Cada conquista individual fortalece a comunidade como um todo, criando um ambiente mais justo e promissor para todos.

Fernanda Oliveira, moradora da comunidade, finalmente vai concluir a obra da sua futura loja de roupas.
“Já faz um tempo que comecei a construir minha lojinha, mas não dava pra abrir sem água tratada. A verdade é que sem água não dá pra fazer nada, né? Agora que ela chegou, posso enfim realizar o sonho de ter meu próprio negócio! É muita coisa boa acontecendo”, comemora.

Outras melhorias já beneficiaram 123 mil
Outras iniciativas também vêm contribuindo para transformar a realidade dos meritienses. Apenas nos últimos 12 meses, a Águas do Rio instalou 20 novos sistemas de bombeamento, beneficiando cerca de 123 mil moradores das regiões mais altas da cidade, que passaram a ter abastecimento com mais regularidade e pressão. Uma mudança que vai muito além da infraestrutura: significa mais qualidade de vida para milhares de famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *