7 de outubro de 2025
AperibéDESTAQUENoroesteNotíciasRio-EstadoRio-Governo

Agricultura Social chega a Aperibé com a 9ª edição do projeto

Cerca de 500 pessoas aproveitaram os serviços e atividades neste sábado

Homenagens, degustação, recreação, serviços de documentação, distribuição de mudas, apresentações e análise de solo e água. Assim foi a manhã deste sábado (04/10) para os moradores do Conjunto Habitacional Josiane Maciel, em Ponte Seca, em Aperibé, no Noroeste Fluminense.

A ação recebeu o Master Aperibé, onde seis jurados, junto com os presentes, degustaram e avaliaram comidas típicas, como vaca atolada, canjiquinha com costela e doce de cana-de-açúcar.

Antes do evento, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, visitou o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), onde os idosos pediram um ônibus para passeios. Durante o discurso na abertura do Agricultura Social, a secretária aprovou o pedido.

— Tudo que acontece na Secretaria só é possível porque eu tenho o Felippe [subsecretário de Gestão do SUAS] e a Aline [subsecretária de Promoção, Defesa e Garantia de Direitos Humanos] ao meu lado. Ela, juntamente com o Paulo Renato, presidente da Pesagro-Rio, fazem um trabalho diferenciado na agricultura e nos direitos humanos. A diferença da nossa gestão é que nós vamos junto com as prefeituras. Se aqui nós pudermos ajudar uma pessoa com documentação, uma criança a se divertir, ou um centro de convivência, já valeu a pena.

O projeto é uma parceria entre as Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com execução técnica da Pesagro-Rio e apoio das prefeituras locais.

— Nós conseguimos ver a população sobrevivendo através da agricultura familiar. O nosso produtor faz milagre: trabalha com pequena quantidade de terra e entrega qualidade. Quando uma estufa como essa começa a produzir e a comida chega na mesa, vemos o retorno. É muito bom ver as pessoas se alimentarem da agricultura social. Esse é o legado que a gente quer deixar – destacou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Dr. Flávio.

Foi feita uma homenagem com entrega de troféus aos idosos agricultores que, ao longo da vida, se destacaram pela dedicação à terra e contribuição para a economia e cultura de Aperibé. Como é o caso do lavrador José Nogueira.

— É muito importante ter esse reconhecimento. Fiquei feliz demais. Aproveitei para conhecer o evento e participar das atividades. Medi pressão, peguei mudas, vi oficinas e tô saindo daqui com essa homenagem.

O evento também contou com a entrega de uma estufa comunitária permanente para a população, promovendo a agricultura para o pequeno produtor e os laços da comunidade. As crianças e os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Aperibé se apresentaram com um ballet infantil e uma dança, respectivamente, em homenagem ao Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro.

O rodoviário Almir Marcelo e a professora Jacira Salvador saíram do evento de mãos e sacolas cheias.

— Gosto muito de ações sociais, sempre quero estar presente. Já passei pelo médico, brinquei com as crianças, participei das oficinas e tô saindo com duas mudas de Ipê – comentou o rodoviário.

— Fui na documentação para tirar a Carteira de Identidade Nacional (CIN) e já saí com data e horário marcados. Tô levando couve, jiló, beterraba e alface. Não temos horta em casa e agora, por causa desse evento, vamos fazer – celebrou a professora.

Até o momento, o projeto já passou pelos municípios de São Francisco de Itabapoana, Areal, Italva, Paraty, Piraí, Mendes, Araruama, Casimiro de Abreu e agora Aperibé. A 10° edição será em Tanguá, em 18 de outubro.

— Eu fico muito feliz quando vemos um Governo do Estado empenhado em nos ajudar aqui no interior, principalmente com uma ação que coloca agricultura e o social junto. Aperibé já tem uma agricultura atuante e estamos começando hoje, através desse projeto, um novo passo – celebrou o prefeito de Aperibé, Roninho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *