Agosto Lilás: Governo do Estado promove primeiro dia de ações de assistência e conscientização para mulheres no MetrôRio

Programa Empoderadas realizará mais dois dias de atividades na Carioca até o fim do mês

O Programa Empoderadas, do Governo do Estado, e o MetrôRio deram início às ações de conscientização sobre violência contra a mulher durante o Agosto Lilás. A atividade aconteceu nesta quinta-feira (15), no mezanino da estação Carioca, com serviços de beleza, massagem, acolhimento psicológico, assistência social e jurídica e panfletagem nos vagões femininos. Essas e outras ações do Empoderadas, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, fazem parte do Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher, realizado em homenagem à criação da Lei Maria da Penha.

A recepcionista Soraya Fortunato, uma das primeiras a aproveitar os serviços disponíveis na ação, conta que essa não é a primeira vez que participa de atividades do Programa Empoderadas, iniciativa que resgata a autoestima de mulheres por todo Estado do Rio.

“É a terceira vez que participo do Programa Empoderadas aqui na Carioca, já fiz sobrancelhas, massagem, maquiagem e já indiquei para amigas! Indico que elas entrem nas redes sociais, verifiquem os serviços, para ver se o Empoderadas oferece algo que ela precise, porque é muito bom para valorizar nossa autoestima. O trabalho de vocês é excelente”, afirma Soraya.

Luiza Menezes, palestrante do Empoderadas, esteve no local para auxiliar as atividades propostas e ressalta a importância de a sociedade conhecer as cinco formas de violência contra a mulher contempladas pela Lei Maria da Penha, para que a denúncia seja realizada sempre que necessário.

“Atuamos diretamente na prevenção e combate à violência contra a mulher. Hoje estamos em parceria com o MetrôRio em uma ação de conscientização, levando informação dentro dos vagões femininos sobre as cinco formas de violência contra a mulher na intenção que elas consigam identificar e prevenir qualquer uma dessas formas. Nós empoderamos a mulher através do conhecimento, mas também devolvemos autoestima”, explica Luiza.

Lei Maria da Penha e Agosto Lilás

O mês de agosto é inteiramente voltado à conscientização e combate à violência contra à mulher. Este ano, a Lei Maria da Penha completa 18 anos e tem sido instrumento crucial para garantir proteção e apoio às mulheres vítimas de violência. Ao longo do tempo, essa legislação proporcionou ações de segurança efetiva, como o afastamento do agressor, medidas protetivas de urgência e atendimento especializado.

O Programa Empoderadas

O Programa Empoderadas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, foi criado em 2019 como uma das iniciativas do Programa Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio no Estado do Rio de Janeiro e busca cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU promovendo a igualdade de gênero.

Com 63 polos em diferentes regiões do estado do Rio, o Empoderadas oferece uma rede de apoio multidisciplinar, gratuita, voltada à prevenção e ao enfrentamento à violência contra a mulher. As atividades incluem aulas técnicas para leitura corporal e desvencilhamento, realizadas em tatames e com a instrução de professoras especialistas; assistência e acolhimento nas áreas jurídica, social e psicológica; além de cursos profissionalizantes.

Para se inscrever no Programa, basta clicar no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdPmdOW8QXe3XILdMRgwMgivomdDxBeQHjW2ej5vobK_lBMcQ/viewform

Saiba mais sobre o Programa Empoderadas: https://www.instagram.com/empoderadas.rj/

Ação do Empoderadas no MetrôRio

Datas: 22 e 29 de agosto

Local: estação Carioca/Centro, no mezanino do acesso B (Avenida Chile); e panfletagem nos vagões femininos

Horário: das 7h ao meio-dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *