Ação do Governo do Estado, campanha “Não dê Passagem Para o Racismo” tem participação da SuperVia e MetrôRio

O Governo do Estado, em parceria com a SuperVia e o MetrôRio, embarcou na proposta de combater a intolerância racial, aderindo à campanha “Não dê Passagem Para o Racismo”. A iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, será nos dias 28 e 30 de novembro, no MetrôRio, e 29 de novembro, na SuperVia.

– Fortalecer políticas de enfrentamento ao racismo é nosso dever. Ambientes respeitosos e acolhedores têm que imperar em todos os lugares, inclusive nos meios de transporte. As iniciativas antirracistas que temos tomado é pelas causas sociais fundamentais para a igualdade social da população fluminense. Ajudam a combater esse tipo de crime e servem de exemplo para todo o Estado do Rio e para o país – ressalta o governador Cláudio Castro.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, lembrou que a campanha já alcançou outros setores.

– Estamos dando continuidade à nossa campanha de combate ao racismo. Estivemos no Hemorio e na Rodoviária do Rio, levando informação, acolhimento e canais de denúncia. Estamos aproveitando a alta movimentação de pessoas nesses locais para reforçar que o Governo do Estado não tolera o racismo. O racismo é crime, que fere, machuca e mata – destacou Rosangela Gomes.

Ação no MetrôRio
No MetrôRio a ação será feita em dois momentos nesta terça (28/11) e quinta-feira (30/11). Amanhã, a partir das 9h, na Estação Carioca/Centro, serão oferecidos serviços como acolhimento multidisciplinar, jurídico e psicossocial e direcionamento para os canais de denúncia contra o racismo. Serão distribuídos materiais destacando a importância da cultura afro-brasileira. Já na quinta-feira, a equipe da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial promoverá uma capacitação para um grupo de lideranças comunitárias na sede do MetrôRio, no Centro, das 14h às 16h.

– A luta contra o racismo é diária e um dever de todos. Com essa parceria, queremos reforçar ainda mais o nosso compromisso com a diversidade – afirma Simone Pfeil, gerente de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social do MetrôRio.

Ação na SuperVia
Na área externa da Central do Brasil serão oferecidos serviços sociais da secretaria relacionados à igualdade racial e também serão ofertados produtos e materiais informativos que abordam a importância da cultura africana na formação do povo fluminense, seja na gastronomia, na música ou na moda. Também será oferecido acolhimento multidisciplinar, jurídico e psicossocial, e direcionamento para os canais de denúncia contra o racismo. Nos vagões, equipes distribuirão material informativo, das 9h às 12h.

Serviço:
Campanha “Não dê Passagem Para o Racismo”, da SEDSODH, em parceria com a SuperVia e o MetrôRio

MetrôRio
Data: 28/11/2023
Hora: 9h às 12h
Local: Estação Carioca/Centro
Tendas com material informativo, barracas com comidas típicas, venda de adereços e roupas africanas, exposição de fotos que valorizam a cultura afro, serviço de trancistas, corte de cabelo e manicure.

SuperVia
Data: 29/11/2023
Hora: 9h às 12h
Local:  Parte externa da estação da Central do Brasil e dentro dos vagões
Tendas com som e material informativo, barracas com comidas típicas, venda de adereços e roupas africanas, exposição de fotos com personagens negros, serviço de trancistas, corte de cabelo e manicure

Nos vagões da SuperVia – das 10h às 12h
Distribuição de material informativo saindo da Central do Brasil

Data: 30/11/2023
Hora: 9h às 12h
Local: Sede do MetrôRio
Capacitação de lideranças comunitárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *