Ação de combate ao trabalho infantil em Mesquita 

Evento aconteceu na Praça Elizabeth Paixão, no Centro, e contou com atividades intersetoriais

O Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, foi lembrado em Mesquita. Na data, a Subsecretaria Municipal de Assistência Social promoveu uma ação de conscientização com atividades socioassistenciais, de educação e apresentações artísticas. Com isso, a Praça Elizabeth Paixão, no Centro, se tornou palco para propagar a importância da temática à população.

“Sabemos que existem crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. Além de trazer uma responsabilidade que não é deles, prejudica o desenvolvimento no âmbito escolar. O intuito da campanha não é punir essas famílias, principalmente porque grande parte tem dificuldades financeiras. Queremos, antes de tudo, oferecer suporte, como cadastro no CRAS e nos benefícios socioassistenciais”, explica Nara Cristina Lucena, subsecretária de Assistência Social de Mesquita, que reforça que, em Mesquita, essa é uma luta lembrada durante o ano todo. Isso porque atividades voltadas para esse público já acontecem dentro dos CRAS do município, além da atuação do próprio Centro de Referência Especializado de Assistência, o CREAS.

Para reforçar o tema, a Secretaria Municipal de Educação esteve presente com o projeto “Mesquita Mais Um”, que monitora e controla questões relacionadas à frequência e evasão escolar. Quem passou pela praça também pôde aproveitar alguns serviços, além dos atendimentos do Espaço da Mulher Mesquitense, como corte de cabelo gratuito, e informações sobre sustentabilidade com a equipe de Educação Ambiental da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

“Esse é um tema que não tem apenas a atuação da Assistência Social. Por isso, é essencial a participação das secretarias. Quanto mais falarmos sobre o assunto e mostrarmos quais serviços Mesquita oferece para a população, mais possibilidades esse munícipe pode encontrar”, reforça Rafael Gomes, coordenador do CREAS.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *