Abertura da pré-matrícula on-line da Educação de Mesquita para 2026
Processo é válido para estudantes da Educação Infantil, das unidades de ensino e integral, novos alunos da Educação Especial e com transtornos de aprendizagem
A partir de 3 de novembro começa o período de pré-matrículas para o ano letivo de 2026 na rede pública municipal de ensino de Mesquita. O processo deverá ser realizado on-line, através do link https://educa.mesquita.rj.gov.br/ e é dividido em três etapas, que variam de acordo com o segmento e unidade escolar do estudante.
Abrindo o circuito, a primeira fase tem início dia 3 de novembro e se estende até o dia 7 do mesmo mês, sendo voltada aos estudantes da Educação Especial e alunos com transtorno de aprendizagem. Nesse período, poderão ser inscritos estudantes com necessidade de atenção especializada, ou seja, diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), altas habilidades, superdotação, entre outros. Vale ressaltar que a etapa é dedicada aos estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental que ainda não estão matriculados na rede.
Em sequência, entre os dias 17 e 28 de novembro, será a vez dos responsáveis dos pequenos da Educação Infantil acessarem o sistema para efetuar a matrícula. O processo contempla crianças de 0 a 5 anos e é necessário para todos os alunos que desejam ingressar na rede, inclusive para aqueles já matriculados, cujos responsáveis pretendem realizar mudança de unidade escolar. Por fim, a terceira e última etapa acontece de 2 a 5 de dezembro, para estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) que desejam preencher vaga em alguma das três escolas de regime integral do município: Escola Municipal Cruzeiro do Sul (Cruzeiro do Sul); Escola Municipal Irena Sendler (Coreia) e CIEP Municipal Padre Nino Miraldi (Jacutinga). Alunos novos e já matriculados poderão ser inscritos. As matrículas para o Ensino Fundamental regular acontecem de modo presencial, nas respectivas escolas, em janeiro de 2026.
Monique Rosa, subsecretária de Educação de Mesquita, explica o processo de pré-matrícula escolar e seu papel no atendimento às demandas por vagas nas unidades escolares. “Nosso sistema de pré-matrícula on-line viabiliza o acesso democrático à educação na cidade. A partir dele, recebemos manifestações de interesse por matrículas novas e permanência na rede. No caso específico do ingresso de estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental Integral é realizado um sorteio público que segue as datas e critérios da Resolução de Matrícula, anualmente publicada no Diário Oficial do Município. O processo prioriza famílias em situação de pobreza/extrema pobreza, inscritos no ano anterior que não foram contemplados, famílias monoparentais, vulnerabilidade social, pessoas com deficiência, residentes em Mesquita, entre outros”, descreve.
Ela complementa: “Assim, avaliamos a demanda reprimida de maneira regionalizada, observando também as características das famílias, organizando lista de espera pública e vigente durante todo o ano letivo, contemplando os não sorteados de maneira clara e igualitária. Lembrando que esse controle possibilita também nosso plano de expansão e reestruturação constante da Rede, sempre cumprindo as legislações vigentes. O resultado do processo pode ser acompanhado no site Educa Mesquita, no Portal da Transparência de Mesquita, na sede da Secretaria Municipal de Educação e nas próprias unidades escolares”.

