Abertura da Exposição Zimar
O Museu de Arte do Rio (MAR) tem a honra de convidá-lo para a inauguração da exposição Zimar, que acontece na terça-feira, dia 10 de dezembro, às 14 horas no Foyer da Instituição. A mostra é uma itinerância apresentada pelo Centro Cultural Vale Maranhão e traz 65 máscaras de cazumba produzidas com os mais diversos materiais. Capacete, cano de PVC, pára-lamas de moto, panelas de alumínio, peças de ventilador, pneus de bicicletas são alguns dos artefatos usados pelo artesão Eusimar Meireles Gomes, na criação das peças, que já fazem parte da fantasia de cazumba de vários grupos de Bumba Meu Boi da região da baixada maranhense.
Com curadoria de Jandir Gonçalves, pesquisador da cultura popular maranhense juntamente com Reinilda Oliveira e Sergileide Lima, a exposição convida o público a conhecer as tradições e folclores de uma festividade típica do Brasil.
Zimar ficará em cartaz no Museu de Arte do Rio, de 10 de Dezembro de 2024 a 7 de Abril de 2025, com entrada gratuita.

Segue a Programação para a abertura (10/12):
12:45 – Pilotis: Apresentação do Bumba Meu Boi
14:00 – Foyer: Visita mediada com Gabriel Gutierrez, diretor e coordenador artístico do Centro Cultural Vale Maranhão.
O MAR é um museu da Prefeitura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em dezembro de 2020, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais.
O MAR tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, a LATAM e a Globo como patrocinadores master e o Itaú Unibanco como patrocinador. São os parceiros de mídia do MAR: a Globo e o Canal Curta. A Machado Meyer Advogados e a Wilson Sons também apoiam o MAR.

