Abertura da exposição – Ideias Radicais Sobre o Amor
O Museu de Arte do Rio (MAR) tem a honra de convidá-lo para a inauguração da exposição Ideias radicais sobre o amor, mostra individual da artista Panmela Castro, que acontece na sexta, dia 09 de agosto, às 17 horas.
A exposição “Ideias radicais sobre o amor”, da carioca Panmela Castro, será inaugurada no dia 9 de agosto, às 17h, no Museu de Arte do Rio (MAR). Com mais de 20 anos de trajetória, a artista apresentará uma exposição com obras participativas, tendo como fio condutor a ideia da psicologia que fala sobre a necessidade de pertencimento como impulso vital dos seres humanos. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, serão apresentadas 17 obras, sendo 10 inéditas, entre performances, fotografias, pinturas, esculturas e vídeos, que exploram questões como afetividade, solidão, visibilidade, empoderamento, autocuidado e memórias.
Essa é a quarta mostra do projeto “Mulheres no MAR”, que começou em 2023 e busca ampliar a exibição de arte produzida por artistas brasileiras.
O MAR é um museu da Prefeitura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em dezembro de 2020, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais.
O MAR tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor e a Globo como patrocinadores master e o Itaú Unibanco como patrocinador. São os parceiros de mídia do MAR: a Globo e o Canal Curta. A Machado Meyer Advogados e a Wilson Sons também apoiam o MAR.
Serviço:
Ideias radicais sobre o amor, exposição individual de Panmela Castro
Abertura na sexta, dia 9 de agosto – A partir das 17h, com a obra participativa “Chá das Cinco”
Entrada gratuita.
Performances:
Dia 17 de agosto, às 16h – Culto contra os embustes
Dia 28 de setembro, às 16h – Honra ao mérito
Dia 5 de outubro, às 16h, – Revanche
Dia 12 de outubro, às 16h – Ruptura
Ativações das obras:
– Chá das Cinco – quartas, sextas e domingos, às 17h
– Biscoito da sorte – terças, quintas e sábados, às 17h