26 de agosto de 2025
NotíciasNotícias 24hsRio-CidadeSaúde

A um mês do carnaval, Rio tem ação de combate à dengue no Sambódromo e arredores

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio deu início nesta quinta-feira (30) a uma série de ações preventivas contra arboviroses – como a dengue – para o carnaval.

O primeiro local a ser vistoriado foi o Sambódromo e seus arredores, com o objetivo de eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e garantir a segurança dos foliões e moradores das região.

A mobilização acontece anualmente como parte da preparação para o evento, que atrai turistas e concentra grande público, aumentando o risco de propagação de doenças como a dengue.

Em 2025, uma das principais preocupações é com o sorotipo 3 do vírus, que circula em outras regiões do país, mas ainda não foi identificado no Rio.

Prevenção no Sambódromo Agentes combatem focos do Aedes aegypti — Foto: Crédito: Edu Kapps/SMS

Até o momento, a cidade registrou 1.012 casos de dengue em 2025. No ano anterior, uma epidemia atingiu o município com 111 mil casos, o maior número dos últimos dez anos. As atividades de vigilância em saúde seguem antes, durante e após o carnaval, com a presença de mais de 2 mil agentes em pontos estratégicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *