A trama da vida no manguezal: marés, ancestralidades e pedagogias é tema do Encontro com Educadores do CCBB RJ
A programação do CCBB Educativo – Lugares de Culturas traz como tema do Encontro com Educadores “A Trama da Vida no Manguezal: Marés, ancestralidades e pedagogias”. A conversa, baseada na exposição “Manguezal” em cartaz no CCBB RJ, será com a artista, pesquisadora, educadora e produtora Gabi Bandeira e com a Doutora e Mestre em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros, com pós-doutorado em Dinâmica dos Oceanos e da Terra pela Universidade Federal Fluminense Carolina Waite.
O mangue é um estúdio pulsante de vida. Então, o Encontro vai falar de como aprender com ele, com sua forma de se conectar, regenerar e multiplicar. Será uma possibilidade de pensar uma ponte entre o saber biológico, popular e a criação artística e de como isso pode irrigar o trabalho em sala de aula.
O manguezal é reconhecido por muitos como sinônimo de sujeira, bagunça, lixo. Será um grande momento para quebrar este preconceito e ver a importância deste microbioma através de seu valor, como um ambiente relevante para a regulação do clima, além de ser um espaço de cultura, ancestralidade e saberes tradicionais. Viver uma experiência coletiva, direcionada a educadores, para se repensar a coexistência ambiental, ecológica e pedagógica.
Carolina Waite é Doutora e Mestre em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros, com pós-doutorado em Dinâmica dos Oceanos e da Terra pela Universidade Federal Fluminense. Sua trajetória como cientista caminha lado a lado com uma escuta comprometida aos saberes ancestrais e comunitários — uma ciência que não se faz em laboratórios isolados, mas que reconhece e respeita os territórios, suas histórias e as resistências que os sustentam.
Filha da Baía de Guanabara, nascida e criada na Ilha de Itaoca, em São Gonçalo, iniciou no ativismo ambiental como integrante do primeiro ecoclube da ONG Guardiões do Mar. Desde então, vem trilhando um percurso que une ciência, território e participação social. Atua como pesquisadora do Projeto Lagoas Vivas e como responsável técnica da ONG Guardiões do Mar, desenvolvendo pesquisas em ecologia de manguezais, restauração de áreas costeiras degradadas, educação ambiental e nas interações entre organismos marinhos e os parâmetros físico-químicos dos ecossistemas costeiros. Contribui com ações de restauração ecológica no território do Quilombo do Feital, onde participou do levantamento territorial em apoio à luta pela demarcação. Esse trabalho acontece com a comunidade, sempre com respeito às memórias, às vozes e à resistência que sustentam esse chão. “Acredito que não existe ciência sem território, nem conservação ambiental sem justiça social”, comenta Carolina.
Gabi Bandeira é artista, pesquisadora, educadora e produtora. Formada em Arte pela UFF, Mestre em Estudos dos Processos Artísticos, pelo PPGCA – UFF, atualmente é doutoranda no programa Poéticas Interdisciplinares no PPGAV – UFRJ. Sua atuação como artista e pesquisadora visa a investigar processos artísticos territorializados e com engajamento social nas artes. Dirige o projeto aGradim, de resgate e mantenimento da memória da pesca artesanal, tendo a arte como ferramenta sensibilizadora, em São Gonçalo. Além disso, atua também como artista educadora da ONG Guardiões do Mar. É filha de pescador artesanal e foi criada em uma das muitas margens da Baía de Guanabara, na Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo. Esta vivência norteou todo seu olhar sobre o mundo, através da ancestralidade do mar e da terra.
Como experiências importantes com processos museológicos educativos, trabalhou no Educativo do Museu de Arte Contemporânea (MAC – Niterói), entre 2013 e 2016, onde fez parte do grupo Conectores Platônicos de Arte Educação, desenvolvendo ações propositivas para o público espontâneo e oficinas. O projeto era coordenado pelo diretor Luiz Guilherme Vergara e pelos artistas Diana Kolker, Eduardo Machado, Bruno Albert, Rafa Eis, entre outros. Entre 2015 e 2016, participou da produção do projeto Meker’s Meal, em parceria com o MAC, com o artista e curador e diretor da SSW – Escócia, Nuno Sacramento. Este projeto teve apoio do British Council, onde participou de uma residência artística por dois meses na Escócia. “Precisamos propagar histórias, através da escuta das nossas raízes, para que o mundo possa continuar existindo”, completa Gabi.
O evento acontece dia 08 de novembro (sábado), às 10h, no Cinema 1, no térreo do CCBB RJ. Os ingressos ficam disponíveis a partir das 9h do dia do evento, na bilheteria física e no site bb.com.br/cultura.
Ao final do Encontro, serão sorteadas viagens de ônibus com percurso de até 100 km de distância do CCBB RJ para que alunos de escolas públicas (municipais, estaduais e federais) visitem as exposições e o Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro.
Sobre o CCBB Educativo – Lugares de Culturas
O “CCBB Educativo – Lugares de Culturas” parte do princípio da ocupação. Mais que um espaço, é um lugar. Para além da cultura hegemônica reconhece a cultura popular como legítima. Tem como proposta um programa educativo que proporciona o acesso estético, artístico e cultural à programação do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro para todos os públicos. Para tanto, constrói um espaço de criação, troca e discussão para produção de conhecimento crítico, alinhado com a democracia, pluralidade de ideias e valores do CCBB.
O Lugares de Culturas é realizado pela Sapoti Projetos Culturais e oferece visitas mediadas, laboratório de artes, contação de histórias, mediação de leitura, vivências para crianças pequenas, encontro com professores e eventos em datas comemorativas. As atividades oferecidas são voltadas para todos os públicos, inteiramente gratuitas em um programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que desenvolve ações educativas para aproximar o público da programação em cartaz.
ENCONTRO COM EDUCADORES
CCBB Educativo – Lugares de Culturas
Data: 08 de novembro de 2025 (sábado), às 10h
Local: Cinema 1 – térreo do CCBB RJ.
Ingressos: Gratuitos. Retirada de ingressos 1h antes do evento na bilheteria física do CCBB.
CCBB RJ / CCBB EDUCATIVO
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3808-2070
E-mail: agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br
Classificação indicativa: Livre
Mais informações: bb.com.br/cultura
CCBB nas redes sociais: facebook.com/ccbb.rj | Instagram: @ccbbrj | x.com/ccbb_rj | tiktok.com@ccbbcultura
Para mais informações sobre os dias e horários de todas as atividades, consulte o site https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo

