A primeira ‘live’ de Marte, feita pela Agência Espacial Europeia

Evento inédito transmitiu novas imagens do Planeta Vermelho, numa espécie bem diferente de transmissão ao vivo.

Pela primeira vez, a Agência Espacial Europeia (ESA) realizou nesta sexta-feira (2) uma espécie de “live” de Marte (veja no vídeo acima).

O evento, que começou perto de 13h no horário de Brasília, não foi uma transmissão ao vivo de fato, visto que as imagens do Planeta Vermelho demoraram para chegar aqui na Terra, mas foi algo bem parecido.

Os registros demoraram cerca de 17 minutos para chegar à Terra, 1 minuto mais rápido que a previsão inicial da ESA.

Por um breve momento, a agência também teve problemas técnicos com o sinal de Marte por causa do mau tempo perto de Madri, na Espanha, onde fica um dos receptores da agência.

Por isso, as imagens pararam de ser atualizadas durante alguns minutos. Mas o problema foi logo resolvido.

Agora, como é possível ver acima, as imagens são de qualidade razoavelmente baixa, visto que a câmera de observação utilizada na transmissão é bem antiga e não foi projetada especificamente para um projeto do tipo.

“Esta é uma câmera que foi originalmente planejada para fins de engenharia, a uma distância de quase três milhões de quilômetros da Terra – isso nunca foi tentado antes”, explicou James Godfrey, gerente de operações de veículos espaciais da ESA.Apesar disso, os cientistas da ESA celebraram o sucesso da empreitada, que aconteceu por um motivo especial: para celebrar o 20º aniversário do Mars Express, uma missão não tripulada da ESA que estuda a atmosfera e a superfície do planeta vermelho desde 2003.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *