A Prefeitura de Porciúncula realiza audiência pública sobre o primeiro quadrimestre de 2023
A Prefeitura de Porciúncula, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou, no início da noite de terça-feira (30), uma audiência pública para a prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre de 2023 (janeiro, fevereiro, março e abril).
Realizada no plenário da Câmara Municipal, a audiência ilustrou os recursos financeiros destinados para a saúde nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal; e o fluxo de movimentação nos cofres da pasta. Além disso, o conteúdo apresentado elucidou os investimentos e destacou as áreas de investimentos do recurso.
No decorrer da reunião, o secretário de Saúde, Higino Lira, apresentou os dados referentes aos serviços de saúde oferecidos à população. O balanço continha números de consultas médicas, exames realizados e atendimentos nas áreas oferecidas pela rede municipal.
Os dados apontam que no primeiro quadrimestre foram aplicados o percentual de 18,5%, ou seja, a Administração Municipal aplicou, em recursos próprios, 3,5% acima do mínimo constitucional que é de 15%.
De acordo com o secretário de Saúde, Higino Lira, os dados demonstram a atuação da rede de saúde para com o município.
“Analisando estes dados é possível notar a quantidade de moradores que fazem uso da rede pública de saúde. Com isto, devemos sempre priorizar o melhor atendimento e, sobretudo, fornecer uma saúde com a maior qualidade possível e, acima de tudo, cada dia mais humanizada ”, explica Higino.
A audiência contou com a presença dos Vereadores Maguinho e Sabrina da Saúde, dos Conselheiros Municipais de Saúde, populares e Equipe Técnica da pasta.