Estudantes de São Gonçalo vencem desafio realizado pela Nasa e vão para os EUA

Vencedoras do “Desafio Internacional de Aplicativos Espaciais da Nasa (Space Apps) 2023”, cinco alunas da Firjan SENAI de São Gonçalo receberam um prêmio de “projeto mais inspirador” e ganharam a oportunidade de conhecer a sede da NASA nos Estados Unidos,.

As integrantes do curso de aprendizagem da Firjan SENAI São Gonçalo competiram no desafio de programação em uma competição envolvendo 60 mil participantes de 152 países. Além da viagem, elas receberem título e medalha.

O prêmio tinha como objetivo reconhecer quem melhor desenvolveu durante o evento projetos de programação com soluções inovadoras para resolver problemas do mundo real na Terra e no espaço.

As estudantes desenvolveram o jogo “Eclipse: Celestial Shadows”, projeto vencedor que explica como ocorrem os eclipses e por que somente algumas pessoas da terra podem vê-los em um determinado momento.

As vencedoras de São Gonçalo são Larissa Soares, Samara Santos, Jennifer Marques e Kezia Alexandre. Para elas, a participação na competição foi um grande desafio.

“Foi uma experiência fora da nossa zona de conforto, mas nos trouxe um sentimento de que é possível quebrar barreiras, explorar novas áreas de conhecimento, novas ciências”, destacou Larissa, 18 anos, do curso de aprendizagem de Assistente Administrativo.

“Nenhuma de nós tinha conhecimento em desenvolvimento de jogos, no entanto, cada uma se encontrou em uma tarefa. A escolha do time foi essencial para chegar nesse prêmio, cada uma se esforçou a ponto de entregar o melhor”, ressalta Larissa. Com o propósito de orientar crianças e adolescentes sobre a mecânica dos eclipses, o aplicativo visa democratizar o acesso à educação.

As cinco alunas fazem parte do programa Jovem Aprendiz da B. Braun Brasil. A criação de projetos e a participação em competições diversas fazem parte do programa de atividades extracurriculares, complementando a formação de assistente administrativo.

O “Space Apps” foi criado em 2012 e já envolveu mais de 280.000 inscritos, de mais de 185 países. “Essas competições são essenciais para os nossos estudantes, pois proporcionam experiências valiosas de aprendizado prático, estimulam a criatividade, promovem o trabalho em equipe e permitem aplicar habilidades teóricas em projetos reais”, diz Alan Pacheco, instrutor da Firjan SENAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *