Prefeitura de Campos faz manutenção e limpeza de sarjetas para evitar obstrução de galerias
A Prefeitura de Campos mantém equipes operacionais para fazer de forma permanente a limpeza e manutenção dos sistemas de drenagens pluviais (águas das chuvas). Neste período de verão, as equipes atuam não apenas nos reparos das redes de galerias feitas com manilhas de diversos diâmetros e nos ralos que recebem as águas das ruas, mas também executam trabalhos de raspagem das sarjetas e retirada da vegetação das margens para evitar que terra e vegetação sejam carreadas para dentro das galerias. Na última semana, uma das equipes atuou na Avenida Presidente Kennedy, desde o bairro do Jóquei Clube até a Avenida 28 de Março, no Trevo do bairro da Penha.
Para manter as sarjetas livres de terra, areia, parte de carenagens plásticas de veículos e também da vegetação que se alastram dos canteiros ou margens de calçadas gramadas, as equipes de manutenção utilizam enxadas, pás e vassouras. Nas sarjetas das duas pistas da Avenida Presidente Kennedy, os funcionários realizaram o serviço de raspagem da terra, areia e outros materiais e aproveitam para aparar a vegetação (grama e outras plantas), que, devido ao tempo chuvoso e ensolarado, crescem demasiadamente e avançam por toda extensão das sarjetas, situação que contribui para assoreamento das manilhas e causa obstrução do fluxo das águas das chuvas coletadas pelo ralos, conforme explica o Secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro.
“Temos estado com as equipes em dias de chuva e em dias de sol escaldante fazendo limpeza e obras de reparos no sistema de drenagem. Fabricamos grelhas de concreto para reposição nos ralos onde foram furtadas as grelhas de ferro; fazemos substituição daquelas quebradas, realizamos obras de alvenaria nas caixas de drenagem danificadas, escavamos as ruas para substituir manilhas quebradas e para substituir trechos com galerias de maior diâmetro para ampliar a vazão e evitar alagamentos; e realizamos limpeza dos ralos e trechos de sarjetas. A camada formada com terra e material orgânico contribui para proliferar mato rapidamente. O mato retém papéis, sacolas e embalagens que as pessoas descartam nas ruas. Isso é levado pelas enxurradas para dentro das galerias, causa obstruções no sistema e resulta em trechos alagados, que causam transtornos. É preciso conscientização das pessoas”, pede Fábio Ribeiro.

