Novas conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher tomam posse em Meriti

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio Subsecretaria da Mulher, vinculada à Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial deu posse às novas conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, no auditório do Centro Cultural, no Jardim Meriti. O evento foi na última sexta-feira, dia 10/11.

As conselheiras possuem por objetivo defender os direitos da mulher, fiscalizando e fazendo cumprir a legislação pertinente. Também vão cooperar com os órgãos governamentais e não governamentais na elaboração e no acompanhamento de políticas públicas para o público feminino. Além disso, vão buscar proposições para o fortalecimento e defesa das mulheres, com foco na redução das desigualdades sociais e na promoção da qualidade de vida desse público. A rede de apoio da atividade é composta por representantes de sete secretarias municipais e de outras sete instituições da sociedade civil.

Presente ao evento, a subsecretária da Mulher Cássia Figueiredo disse: “Estou muito feliz de poder participar desse momento e de contribuir com as mulheres do município em que nasci e fui criada. Como não sentir empatia diante de tantos casos que assistimos diariamente? Por esse motivo é tão importante presenciar esses olhares voltados para as políticas de garantia de direitos, proteção e igualdade de gênero para todas”.

A secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial, Almerinda de Carvalho, destacou alguns pontos importantes do trabalho dos empossados. “As conselheiras precisam observar atentamente as necessidades da população. Recebam esse cargo com responsabilidade e façam um excelente trabalho para que nossa cidade possa sair desse mapa da violência”.

São João de Meriti possui um espaço estratégico da política de enfrentamento à violência contra a mulher, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). Assim, representando as usuárias do local, a empreendedora Odileia Silva falou da atuação do equipamento e a importância de ser acolhida: “É um prazer enorme poder participar desse evento. Venho de um casamento conturbado, sem violência física, mas com a psicológica. Durante muitos anos relutei em buscar ajuda, mas conheci o CEAM e encontrei suporte. Hoje, posso pedir ajuda e auxiliar outras mulheres. Falo do espaço para outras pessoas. Eu não me calo e apresento o Ceam para outras mulheres que estão em busca de apoio”.

Foram empossadas 14 titulares e 14 suplentes que vão trabalhar em prol da saúde, da segurança e do bem-estar da população feminina. A professora, travesti e conselheira Juh Harielly Lima, 28 anos, enfatizou a relevância da inclusão: “Momento histórico de reestruturação desse conselho e de luta para as mulheres dessa cidade. Ainda temos muitos desafios pela frente, principalmente atendendo a diversidade, pois é a primeira vez que as mulheres trans e travestis estão fazendo parte desse conselho. Antes ficávamos todas de fora e ainda somos reconhecidas como cidadãs de segunda classe. Então, quando a gente entra para o Conselho da Mulher para discutir a nossa mulheridade, discutir nossos direitos junto com outras mulheres, é também ter esse reconhecimento de cidadania, é um momento de importância histórica”.

Em Meriti, as mulheres que sentem que seus direitos foram violados podem buscar apoio e direcionamento no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). O serviço de portas abertas funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Defensor Público Zilmar Pinaud, 122, Vilar dos Teles. Informações pelos telefones 2651-1198 e 2662-7626. O atendimento é realizado por uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogas e advogadas.

Professora, travesti e conselheira Juh Harielly Lima; subsecretária de Turismo Miriam Rodrigues; secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial Almerinda de Carvalho; subsecretária da Mulher Cassia Figueiredo; vereadora Andrea Lacerda e a representante das usuárias do CEAM  Odileia Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *